Jornal Correio Popular Notícia

QUEIMADAS
Comitê Estadual e Incêndio Florestal debate atuação de instituições

Data da notícia: 2024-09-04 18:58:28
Foto: Ricardo Tomé/Divulgação
Reunião de estruturação e constituição do comitê é um avanço na estruturação e operacionalização de estratégias

A primeira reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CEPCIF) foi realizada em conformidade com o Decreto n° 29.417, de 26 de agosto de 2024. O encontro é um avanço na estruturação e operacionalização de estratégias para enfrentar os incêndios florestais Rondônia. Nele, foram discutidos pontos para atuação do comitê, incluindo a integração entre as diversas instituições envolvidas na prevenção e combate aos incêndios e medidas de mitigação dos impactos ambientais. O evento ocorreu, segunda-feira (2), no auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM), em Porto Velho.

O coordenador estadual da Defesa Civil, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, convocou a reunião com o objetivo de constituir formalmente o comitê, e estabelecer a estrutura e atualizar os membros sobre a situação dos incêndios que afetam diversas regiões de Rondônia. A criação e ativação do CEPCIF foram motivadas pela necessidade “urgente” de uma resposta coordenada e eficaz diante dos desafios impostos pelos incêndios florestais.

O governo de Rondônia informou as ações que estão sendo desenvolvidas para o combate às queimadas. Em nota, o texto esclareceu que as medidas buscam proteger a saúde da população e preservar o meio ambiente, para garanti respostas rápidas e eficazes para conter a situação das queimadas.


Ações Integradas

A estruturação do órgão também é para otimizar a comunicação e a coordenação entre os diferentes setores responsáveis pela gestão de crises ambientais.

O CEPCIF, instituído pelo Decreto n° 28.811, de 17 de janeiro de 2024, representa um marco no esforço para proteger o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades. A primeira reunião serviu para fortalecer a capacidade de resposta às emergências florestais e assegurar que todas as partes envolvidas estejam preparadas para enfrentar os desafios futuros.

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Defesa Civil e outros parceiros estratégicos estão comprometidos em fornecer suporte contínuo e eficiente para a proteção das áreas florestais e a segurança da população. A colaboração e o engajamento dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal são fundamentais para o sucesso das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.

Fonte: Secom

Notícia vista 1217 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.