Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
UBSs realizam ações noturnas do Julho Amarelo

Data da notícia: 2024-07-19 18:40:47
Foto: Acervo/CCS/Divulgação
Serão realizados testes rápidos para hepatites virais, HIV e Sífilis, atendimento médico e exame de preventivo

O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizará ações noturnas da Campanha Julho Amarelo, em 24 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco e Orleans (2º distrito). O objetivo é atender aquelas pessoas que trabalham integralmente no horário comercial e conseguem ir até uma unidade.

Ambas as unidades estarão com testes rápidos para hepatites virais, HIV e Sífilis, atendimento médico e exame preventivo (somente na UBS São Francisco) das 18h às 22h. A campanha procura conscientizar sobre os perigos da Hepatites Virais, considerada pelo Ministério da Saúde (MS) um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

De acordo com a coordenadora dos Programas Estratégicos do DAB, Camile Cristina Salvador Ferronato, todas as pessoas que tiverem interesse em realizar os testes rápidos podem procurar a unidade de saúde. Ela reforçou que é preciso portar os documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A doença, que acomete o fígado, pode se apresentar de cinco tipos diferentes como A, B, C, D e E. As Hepatites B, C e D são transmitidas sexualmente ou por meio de objetos contaminados com sangue ou secreções e por objetos perfuro-cortantes. Já a Hepatites A e E são transmitidas por alimentos contaminados e higiene pessoal.

A Hepatite B é a única que não tem cura e a mais grave e de fácil transmissão, mas existe tratamento. Já a Hepatite C não tem vacina, mas tem tratamento que ajuda o paciente a evoluir para a cura. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem, podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Em parceria com o Serviço de Atenção Especializada (SAE), a Semusa intensifica as ações da campanha Julho Amarelo para reforçar a importância do combate e prevenção das hepatites virais. As pessoas diagnosticadas com alguma infecção sexualmente transmissíveis (IST) nas UBSs já saem com o tratamento prescrito ou com encaminhamento para fazer tratamento no SAE.

Fonte: Gabriela Suematsu

Notícia vista 1311 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.