Jornal Correio Popular Notícia
JI-PARANÁ
Semasf se aproxima da média nacional da atualização do CadÚnico

Data da notícia: 2024-07-18 18:45:50
Foto: Acervo CCS/Divulgação
Famílias referenciadas ao Cras Jardim dos Migrantes (1º distrito) sendo atendidas na unidade

Com 84,7% dos dados atualizados do Cadastro Único (CadÚnico), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) se aproximou da média nacional, de 86,7%, com a descentralização do serviço para as quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em Ji-Paraná.

De acordo com a secretária da Semasf, Miriam Madalon, é necessário manter as informações atualizadas para que a família continue recebendo os benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal. Ela ressaltou que a descentralização dos atendimentos facilita o acesso dos moradores às unidades mais próximas de suas casas.

Ji-Paraná possui quatro centros, Roda Moinho e São Francisco, ambos nos 2º distritos, e Jardim dos Migrantes e Morar Melhor, no 1º distrito. Os Cras realizam diversos atendimentos, diários, de vários serviços e projetos para as famílias referenciadas que estão em vulnerabilidade, além do cadastramento no sistema.

As famílias, com rendimentos financeiros baixos, podem solicitar auxílios de programas sociais ao cidadão, como o Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros.

A secretária da Semasf destacou que o índice chegava a 70% antes da descentralização para mais pontos de atualização. O Cadastro Único é um sistema do governo federal que contém informações das famílias brasileiras com baixa renda, pobreza ou extrema pobreza. É por meio dessas informações que ações de políticas públicas realizam um levantamento e atuam para promover qualidade de vida e sair da condição de vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora do CadÚnico, Deise Braga Minatelli, são mais de 23 mil famílias inscritas no sistema, sendo mais de 50 mil pessoas que estão vinculadas a este banco de dados. Ela lembrou que a atualização cadastral ocorre para famílias que estão há mais de dois anos sem renovar as informações e que estão sujeitas a perder o benefício.

Fonte: Gabriela Suematsu

Notícia vista 1270 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.