Jornal Correio Popular Notícia


JI-PARANÁ
Samu realiza cerca de 300 atendimentos em dez dias

Data da notícia: 2024-07-10 18:14:18
Foto: Acervo CCS/Divulgação
São 40 profissionais, incluindo 10 médicos, 14 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, condutores socorristas e a administração

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ji-Paraná já contabiliza cerca de 300 atendimentos em seus primeiros dez dias de operação. Entre as ocorrências mais comuns estão acidentes de trânsito, incluindo um capotamento com múltiplas vítimas, tentativas de suicídio e homicídio, e casos de descarga elétrica por alta tensão.

Na manhã desta segunda-feira (8), profissionais do Samu realizaram o primeiro parto, no bairro Riachuelo (2º Distrito), demonstrando a eficiência e preparo das equipes.

“Graças a Deus estamos nos alinhando com a população. Ainda estamos com alguns ajustes com a operadora telefônica para evitar a instabilidade do 192, mesmo assim estamos conseguindo atender a todos”, pontuou o enfermeiro e coordenador do Samu, Marcel Leme.

Inaugurado pela Prefeitura de Ji-Paraná, no dia 28 de maio, o serviço está anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito. A obra teve um custo superior a R$ 1,5 milhão, com contrapartida de mais de R$ 1 milhão do poder executivo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em Ji-Paraná, o serviço conta com uma equipe de suporte básico, composta por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, e uma equipe de suporte avançado, composta por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.

No total, mais de 40 profissionais, incluindo 10 médicos, 14 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, além de condutores socorristas e equipe de gestão, integram a operação. As equipes são altamente treinadas e equipadas para responder rapidamente a situações críticas, oferecendo suporte vital até a chegada ao hospital.

O atendimento do Samu é iniciado pelo chamado telefônico e pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, disponível para chamadas de telefones fixos ou móveis. Outro número alternativo também foi colocado à disposição da população para casos de instabilidade da rede pelo 69 99225-7115.

Fonte: CS/Leandro Pereira

Notícia vista 1291 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.