Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Serviço de Acolhimento realiza capacitação de famílias voluntárias

Data da notícia: 2024-07-05 18:25:29
Foto: Gilson Lopes/Divulgação Semasf
O primeiro encontro, em 27 de junho, tratou dos “Aspectos jurídicos do Acolhimento Familiar”, com a promotora Marcília Ferreira da Cunha

Iniciou a capacitação de mais três famílias candidatas ao Serviço de Acolhimento Familiar (SAF). Ao todo, serão quatro encontros com temas voltados aos cuidados e às questões judiciais para os voluntários serem inseridos como “Família Acolhedora”.

As reuniões são administradas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), com o apoio do poder judiciário.

No primeiro encontro, ocorrido em 27 de junho, a abordagem tratou dos “Aspectos jurídicos do Acolhimento Familiar” com a 2ª promotora de Justiça do MPRO, Marcília Ferreira da Cunha e Castro. Durante a capacitação, além dos termos e compromissos legais, foi apresentado um vídeo sobre o SFA e seus objetivos.

De acordo com a secretária da Semasf, Mirian Madalon, todas as famílias voluntárias precisam passar por acompanhamento técnico e jurídico para avaliarem direitos e deveres que têm para cuidar da criança ou adolescente temporariamente. Ela destacou que ser uma Família Acolhedora é entender que há o momento da chegada, mas também o da partida, quando o acolhido retorna para a família de origem.

Os próximos três encontros serão realizados nos dias 16 e 30 de julho, e encerrando em 13 de agosto, no auditório da Semasf. Os temas tratados serão “Família na atualidade” com o psicólogo Raul Camilo Garcia, “Desenvolvimento infantil (formação de vínculos) e crianças e adolescentes em contexto de violação de direitos” com os técnicos Margarete Porto e Ian Becária da Família Acolhedora, e “Chegada e Partidas” com o diretor da Proteção Social Especial, Gilson Lopes, e a assistente social, Ana Paula Moraes.

Fonte: Gabriela Suematsu

Notícia vista 1290 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.