Jornal Correio Popular Notícia



JI-PARANÁ
Semusa inicia Campanha Julho Amarelo nas unidades de saúde

Data da notícia: 2024-07-03 19:12:41
Foto: Acervo CCS/Divulgação
Os interessados podem comparecer a uma UBS, mais próxima de casa, para realizar os testes rápidos

Em alusão à Campanha Julho Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realiza testes rápidos nas unidades básicas de saúde (UBSs). A iniciativa marca o mês de conscientização e prevenção sobre hepatites virais e de infecções sexualmente transmissíveis, HIV e Sífilis.

De acordo com a coordenadora dos Programas Estratégicos do DAB, Camile Cristina Salvador Ferronato, as hepatites virais é um grave problema de saúde pública no país e no mundo, pois a doença atinge o fígado e, na maioria das vezes, é uma infecção que não apresenta sintomas. Ela ressaltou que a ação foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

A hepatite apresenta cinco tipos: A, B, C, D e E. Ela pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A prevenção para as hepatites consiste no uso de preservativo em todas as relações e em qualquer prática sexual, evitando o compartilhamento de objetos de uso pessoal e perfuro-cortantes. Na Campanha Julho Amarelo uma das ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais para tratamento é a realização de testes rápidos nas UBS´s, mas também para detectar doenças sexualmente transmissíveis.

O Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Semusa também participa da Campanha Julho Amarelo. As pessoas diagnosticadas com alguma infecção sexualmente transmissívei (IST) já saem com o tratamento prescrito ou com encaminhamento para fazer tratamento no SAE.

Fonte: Gabriela Suematsu

Notícia vista 1317 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.