Jornal Correio Popular Notícia
OURO PRETO DO OESTE
Caerd faz contenção do rio Boa Vista para garantir fornecimento

Data da notícia: 2024-07-02 18:28:12
Foto: Assessoria/Divulgação
A ação integra o Plano de Urgência e Contingência à Crise Hídrica, para minimizar os impactos da escassez de água

Com o intuito de aumentar o nível da água do rio, para assegurar o fornecimento aos moradores da região de Ouro Preto do Oeste durante o verão amazônico, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) iniciou, na segunda-feira (1º), as obras de contenção no rio Boa Vista.

Depois da autorização do órgão ambiental do município, a iniciativa visa elevar o nível da água do principal ponto de captação da companhia na cidade, para garantir o tratamento e distribuição adequados aos moradores.

De acordo com o gerente da Caerd, José Iram Dantas de Lima, a última medição de vazão do rio, realizada em 3 de junho deste ano pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), registrou 2.707 litros por segundo.

No entanto, existe a preocupação de que o nível baixe devido à estiagem que chegou mais cedo neste ano.

“Hoje, o rio Boa Vista tem bastante água, mas é preciso antecipar as ações. Os órgãos de controle do tempo informam que a estiagem de 2024 será mais severa. Não queremos que a vazão caia para 871 litros por segundo como ocorreu em 2022, quando o rio ficou muito seco no fim de agosto e setembro”, destacou.

No primeiro estágio das obras, uma máquina está sendo usada para realizar o revestimento de pedras, criando a barragem. Funcionários da companhia e mão de obra reeducanda, cedida com o apoio da prefeitura, estão preenchendo sacos com areia que serão usados na represa.
O trabalho é supervisionado pelo engenheiro civil da Caerd, Vagner Zacarini, junto à equipe local da empresa.

“Os sacos de areia serão usados para revestir as pedras, seguidos pela aplicação de uma lona e mais uma camada de sacos de areia. Essa contenção permitirá o transbordo por cima da parede, mantendo a reserva de volume de água do rio para captação,” explicou Zacarini.



Fonte: Assessoria

Notícia vista 141 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.