Jornal Correio Popular Notícia

CULTURA
40ª edição do Arraial Flor do Maracujá começa nessa sexta-feira

Data da notícia: 2024-06-21 18:20:28
Foto: Leandro Morais/Site RondoniaDinamica
Um dos maiores arraial da região Norte garante momentos de celebração da tradição folclórica, reunindo música, dança e gastronomia

Começa nesta sexta-feira (21), uma das festas mais tradicionais da capital Porto Velho, Considerado o maior arraial da Região Norte, o Flor de Maracujá acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, na Avenida Lauro Sodré, no bairro nacional, em Porto Velho. Com entrada franca, a 40ª edição do Flor do Maracujá é realizada pelo governo de Rondônia, com organização da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e Unajup. A expectativa para os dez dias de festa é de muita celebração da cultura regional e das tradições amazônicas. Haverá apresentações de quadrilhas, bois-bumbás, shows musicais, comidas típicas e muita animação.

O tradicional "Flor do Maracujá" é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Rondônia, conforme a Lei n.º 4.635, sancionada em 31 de outubro de 2019. A origem do nome é uma homenagem à primeira quadrilha registrada em Porto Velho,a Quadrilha Flor do Maracujá. O maior arraial da região norte é conhecido pela celebração da cultura e das tradições amazônicas. A Prefeitura de Porto Velho montou um estande e instalou um Ecoponto provisório no Parque dos Tanques, o intuito é de incentivar o descarte correto dos resíduos e promover a educação ambiental, por meio da coleta seletiva, afim de que as pessoas entendam na prática como funciona.

Conforme a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), o objetivo é expandir essas informações sobre educação ambiental e coleta seletiva. Além disso, os resíduos produzidos pelas barracas e frequentadores da festa incluem materiais recicláveis, tornando a ação muito mais apropriada e efetiva. A Cooperativa Catanorte foi convidada para desenvolver esse trabalho junto com a prefeitura, que também montou uma estrutura para receber os resíduos. A equipe da cooperativa fará a separação de todo material reciclável durante os dias de festa, e posteriormente será comercializado e se transformará em renda para as famílias dos cooperados.

A prefeitura de Porto Velho, através da SEMTRAM, orienta os motoristas para o acesso ao Parque dos Tanques durante o Flor do Maracujá. Este ano não haverá interdição em nenhuma das vias. Agentes de trânsito estarão no local para realizar o controle do fluxo de trânsito e orientar os locais de estacionamento. A SEMTRAM informa que para chegar ao Parque dos Tanques os motoristas poderão utilizar as vias Costa e Silva, Lauro Sodré, Imigrantes, Aeroporto e Farquar, o mesmo acesso poderá ser utilizado para a saída dos veículos. Com informações da Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Winnie Burton

Notícia vista 1237 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.