Jornal Correio Popular Notícia


CULTURA
Porto Velho ganha museu no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Data da notícia: 2024-06-19 13:26:18
Foto: Mary Camata
As visitas gratuitas ocorrem de quarta a sábado, das 10h às 18h e nos domingos, das 10h às 16h

Após cinco anos de revitalização, a capital de Rondônia recebeu um novo atrativo cultural para moradores e turistas de Rondônia e de toda a região Norte. O museu no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, maior patrimônio histórico e turístico do estado, abriu suas portas no mês de maio. O espaço foi construído em uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, o complexo da ferrovia e a Santo Antônio Energia, empresa controlada pela Eletrobras.

Visitar o complexo do Museu Estrada de Ferro Madeira-Mamoré , vai além do turismo, é uma imersão em grande parte da história do estado de Rondônia e da história do surgimento da capital Porto Velho. Os acessos ao deck com vista para o rio madeira, praças e todas as obras do museu, estão a disposição dos visitantes com entrada totalmente gratuitas, mas precisam ser agendadas no site da sympla. Quem não possui acesso à internet pode realizar o agendamento presencialmente. As visitas ocorrem de quarta a sábado, das 10h às 18h e nos domingos , das 10h às 16h. É possível realizar a visitação com guias de turismo e monitores preparados para receber e orientar cada visitante.

O objetivo do museu é resgatar e preservar a memória da estrada de ferro construída no início do século 20, que ficou conhecida como a “Ferrovia do Diabo” por conta das mortes de trabalhadores e pelos desafios de sua implantação. O espaço também é dedicado à história do ciclo de exploração da borracha na região amazônica. O museu abriga mais de 300 itens em seu acervo, entre eles 200 reproduções fotográficas, 25 metros quadrados de maquetes, vídeos, elementos interativos e 33 réplicas para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Toda a área expositora tem o apoio de áudio descrição, fotografia em alto relevo, tradução em libras e leituras em braile.


Fonte: Winnie Burton

Notícia vista 1295 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.