Jornal Correio Popular Notícia

DOAÇÃO DE SANGUE
Dia Mundial do Doador de Sangue é marcado por homenagens

Data da notícia: 2024-06-17 09:45:07
Foto: Esio Mendes/Divulgação
Comemoração alusiva à doação de sangue foi criada pela Assembleia Mundial da Saúde no ano de 2005

Uma data criada para fortalecer a promoção da coleta de sangue e valorizar aqueles que doam, o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste 14 de junho, é destacado pelo governo de Rondônia pelas homenagens e atividades de conscientização à população.

Também, no decorrer do mês, a Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) vem intensificando ações e campanhas de estímulo para captar mais gestos solidários nos 52 municípios.

A prática da doação tem se tornado cada vez mais necessária em todos os hemocentros, principalmente devido ao uso essencial do sangue em cirurgias, tratamentos e diversos outros procedimentos médicos em hospitais públicos e privados. Mesmo com as campanhas difundidas pela fundação, a demanda por mais coleta de bolsas requer maior atenção por parte da sociedade, exigindo um interesse humanizado.

Todas as doações são feitas no hemocentro sede, em Porto Velho, e em outras unidades distribuídas em cinco municípios, inclusive em pontos de coleta organizados pela Fhemeron nas demais cidades rondonienses. Além do sangue, outra forma importante de ajudar a salvar vidas é por meio da doação de plaquetas, substância retirada por via intravenosa para ajudar no tratamento de pacientes com leucemia, cirurgias, tipos de câncer e outros.

Assim é o caso do motorista Vagner Parente, de Porto Velho, doador de sangue há oito anos, e que também realiza doação de plaquetas no hemocentro.

“Como já faço doação há algum tempo, os técnicos avaliaram que sou compatível para doar plaquetas. Então, aceitei fazer essa nova experiência e hoje me sinto satisfeito em poder ajudar mais pessoas, de outras formas”, destacou.

Fonte: Jackson Vicente - Assessoria.

Notícia vista 1435 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.