Jornal Correio Popular Notícia
JI-PARANÁ
UBSs realizam a vacinação contra poliomielite até 14 de junho

Data da notícia: 2024-05-29 18:18:37
Foto: Assessoria/Divulgação
O objetivo é atingir 95% da cobertura vacinal no município

Crianças menores de cinco anos devem participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que iniciou na segunda-feira (27), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seguem as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) para manter a doença erradicada.

A responsável técnica da Divisão de Imunização, Cristiane Della Libera, informou que a meta é vacinar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos, sendo que nos bebês até 11 meses e 29 dias serão aplicadas as vacinas que estiverem com atraso pelo registro vacinal. Ela reforçou que os responsáveis devem levar a caderneta de vacina e o cartão do Sistema único de Saúde (SUS) ou CPF da criança.

Todas as UBSs estão realizando a imunização da campanha. Em Ji-Paraná, são dez unidades de atendimento urbano e duas na área rural (Distritos de Nova Colina e Nova Londrina).

Dia D

Em 8 de junho, a ação marca o “Dia D”, com a mobilização nacional em todo pais. Na cidade, a ação acontecerá nas unidades de atendimento, das 8h às 14h, no sábado. As UBSs que estão realizando o atendimento são 2 de Abril e Dom Bosco, no 1º distrito, e as do Nova Brasília, Jucelino Cardoso de Jesus (Parque de Exposições), BNH, José dos Santos (Orleans) e L1 Maringá, no 2º distrito.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o público-alvo abrange 13 milhões de crianças. Desde 1989, o Brasil não registra casos de poliomielite e o objetivo é eliminar qualquer possibilidade de reintrodução do poliovírus e erradicar o risco da doença no país.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda que pode acometer crianças causando a paralisia infantil. É um vírus que vive no intestino e pode infectar também pessoas adultas por meio do contato com fezes ou secreções bucais eliminadas por pessoas infectadas. A vacinação é a única forma de prevenção.

Fonte: Gabriela Suematsu

Notícia vista 1944 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.