Jornal Correio Popular Notícia
PESQUISA
Rondônia recebe estudo nacional sobre alimentação e nutrição infantil

Data da notícia: 2024-05-15 18:48:10
Foto: Assessoria/Divulgação
Pesquisa do Ministério da Saúde vai visitar 330 domicílios com crianças de até seis anos em Porto Velho e Ji-Paraná

Famílias de Rondônia com crianças de até seis anos podem receber, em suas casas, a visita de entrevistadores da edição 2024 do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024).

Conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa do Ministério da Saúde visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O ENANI-2024 dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população pelo 0800 888 0022.

Em Rondônia, as visitas domiciliares vão acontecer em Porto Velho e Ji-Paraná. Os entrevistadores do estudo, identificados com camiseta e crachá, vão realizar três atividades sendo a entrevista com as mães ou cuidadores, medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas e agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses.

Um dos objetivos da pesquisa é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia. Kac aponta que a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças brasileiras, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo.

Fonte: Assessoria do ENANI 2024 /Bel Levy.

Notícia vista 12353 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.