Jornal Correio Popular Notícia

CRISE HÍDRICA
Cidades são atendidas por projeto de recuperação

Data da notícia: 2024-04-09 18:35:07
Foto: Assessoria/Divulgação
Equipe realiza envelopamento com pedras rachão para, em seguida, isolar a área e recompor a mata ciliar

Com o objetivo de apresentar iniciativas que estabeleçam esforços para reverter os danos causados às nascentes, e que ocasionaram uma crise hídrica em algumas regiões do estado, o governo de Rondônia está executando o Projeto Recuperar, que tem como meta envolver os municípios afetados pela crise hídrica, no intuito de proteger e revitalizar pontos cruciais para o equilíbrio ambiental. A ação se dá a partir da recuperação das áreas degradadas e a preservação dos recursos hídricos.

O projeto é proposto pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Floresta Plantada (CFP) e da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh).

Em Espigão do Oeste, o plano de recuperação da microbacia do rio Palmeira já foi iniciado, desde a primeira nascente até a foz, e encontra-se na fase de construção de curvas de nível, barraginhas e subsolagem.

Em seguida, serão retomados os trabalhos no rio Pirarara, em Cacoal, onde sempre houve uma parceria da Sedam, por intermédio dos técnicos. O projeto também vai atender a microbacia do rio Pimenta, no município de Pimenta Bueno, onde a secretaria está trabalhando na aquisição dos insumos necessários para os trabalhos.

O município de Cerejeiras foi contemplado com o repasse financeiro para restauração das nascentes e matas ciliares da bacia do rio Araras. O programa conta com a união da prefeitura, e visa reestabelecer quase 200 cursos de água do rio que abastece a cidade.

O levantamento e diagnóstico no município de Alvorada do Oeste foi realizado recentemente, e a previsão é de fazer o mesmo trabalho no rio Bamburro, em Rolim de Moura. Pelo projeto serão integrados conhecimentos científicos, práticas de reflorestamento e engajamento comunitário, não apenas para reparar as áreas degradadas, mas também promover a sustentabilidade a longo prazo.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos destacou que, o programa atende à recuperação de nascentes e plantio de mudas de árvores nativas e demais espécies de fácil adaptação com a região, a fim de recompor as bacias do rios atingidos.

“Para isso, pretendemos mobilizar as partes envolvidas, a fim de que realizem reuniões com os proprietários que estão na área de abrangência, visando a sensibilização e adesão às ações de conservação das microbacias, que estão sendo prejudicadas com as mudanças climáticas”, concluiu.

Fonte: Secom

Notícia vista 1364 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.