Jornal Correio Popular Notícia


ANIVERSÁRIO
Porto Velho comemora 109 anos de instalação

Data da notícia: 2024-01-26 09:57:18
Foto: Assessoria/Divulgação
A reforma no Espaço Alternativo contempla a revitalização da locomotiva, canteiros, quiosques e toda estrutura do complexo

Nesta sexta-feira (26), a população de Porto Velho comemora o aniversário do municípo, que celebrou 109 anos de instalação no dia 24 de janeiro, marcados por avanços significativos e o Governo de Rondônia tem impulsionado o desenvolvimento sustentável do município. Diversas iniciativas têm ajudado a transformar a realidade da cidade, destacando-se ações que fortalecem a agricultura, regularizam terras urbanas, oferecem opções de alimentação acessível e promovem cultura e lazer.

Um ponto relevante nas ações governamentais é o avanço da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S), em Porto Velho. O governo concluiu as etapas de georreferenciamento, cadastro físico e social, e está elaborando o Projeto de Regularização Fundiária (PRF). Cerca de 22 mil lotes estão previstos para registro em 2024, abrangendo 17 bairros da Capital. Foram concluídas as etapas em seis bairros e tiveram projetos protocolados na Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur).


Revitalização

Além disso, o Ecoparque Pirarucu, no Bairro Novo Horizonte, foi reformado e entregue à comunidade da zona Sul da Capital. Com renovação elétrica, novas quadras, brinquedos infantis, bancos e iluminação adequada, o espaço proporciona mais opções de lazer e prática esportiva aos moradores dos bairros vizinhos.

Outro ponto que está recebendo revitalização, é o Espaço Alternativo. O projeto contempla a reforma da locomotiva, canteiros, quiosques e toda estrutura do complexo, além da construção do estacionamento com capacidade para mais de 2 mil veículos.


Cultura e Lazer

O Memorial Rondon em Porto Velho proporciona uma experiência enriquecedora sobre a história e cultura da Capital. O complexo, mantido pelo Governo de Rondônia, oportuniza ao visitante conhecer a trajetória de um dos maiores desbravadores do Brasil, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon; saber mais sobre a cultura indígena e momentos históricos do estado.

O governo de Rondônia também proporciona uma oportunidade de cultura e lazer à população com o Museu da Memória Rondoniense (Mero), que conta com diversas programações, entre elas; o evento Domingo no Museu, que incluiu piquenique, cinema, atividades recreativas e literárias, fortalecendo o convívio social e oferecendo uma experiência cultural em um ambiente organizado e acessível.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 11244 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.