Jornal Correio Popular Notícia


PREVENÇÃO
Sesau faz alerta sobre cuidados e prevenção no período carnavalesco

Data da notícia: 2024-01-25 18:09:15
Foto: Assessoria/Divulgação
Preservativos e autotestes serão fornecidos gratuitamente na Policlínica Oswaldo Cruz

Com objetivo de orientar sobre cuidados e prevenção no período carnavalesco, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) traz orientações que devem nortear os hábitos da sociedade no período. Neles, estão contidos cautela ao ingerir alimentos para evitar infecções, prudência no trânsito e hidratação mais intensa em função das bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico Alessandro Dutra, durante o período de carnaval, é importante seguir uma rotina de cuidado e prevenção, “ingerir bastante água, pois a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo, o ideal para consumo é entre 2 a 3 litros de água. O uso de preservativo também é recomendado, a fim de proteger das infecções sexualmente transmissíveis”, explicou.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jefferson Rocha, o pronto-atendimento (PA) deve ser acionado em situações de urgência, mas a prudência deve ser a direcionadora da festa.

“Em emergências, é fundamental procurar atendimento médico ligando para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. Ao ingerir bebidas alcoólicas, a direção de veículos é proibida”, destacou.

Os preservativos e autotestes são fornecidos gratuitamente, na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), que está localizada na avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, bairro Industrial, onde também são realizados testes rápidos contra HIV, hepatite B, C e sífilis de forma rápida, sem a necessidade de agendamento.

O Carnaval 2024 cairá no meio do mês de fevereiro, marcado para os dias 10, 11, 12 e 13, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira.


CUIDADOS

Se beber, não dirija;
alimentação leve e equilibrada;
consumo de água de 2 a 3 litros;
uso do protetor solar;
uso de roupas frescas durante os blocos carnavalescos; e
uso de camisinha em relações sexuais.

Fonte: Secom

Notícia vista 11497 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.