Jornal Correio Popular Notícia

PORTO VELHO
Prefeito recebe relatório de avanços na Educação

Data da notícia: 2024-01-18 17:57:24
Foto: Ana Flávia Venâncio/SMC
O prefeito Hildon Chaves recebeu ontem o relatório da secretária municipal de Educação (d), Gláucia Negreiross

O prefeito Hildon Chaves (União Brasil) recebeu ontem (18), um resumo das atividades e avanços do setor educacional na capital, no recorte de 2021 a 2024.

“São números expressivos, que devemos comemorar, pois é fruto de um trabalho de planejamento, de investimentos e de parcerias, a exemplo da que foi firmada com o Tribunal de Contas do Estado [TCE], para a implantação do Alfabetiza Porto Velho, programa que se mostrou muito exitoso e que melhorou os índices educacionais e de aprendizagem dos nossos alunos do ensino infantil”, destacou o prefeito.

Em dados comparativos, em 2016, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostrou que 50% dos alunos da rede pública municipal concluíam o 3º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever. Em 2023, esse percentual atingiu 90,8% dos alunos, indicando que as ações aplicadas na rede de ensino estão surtindo efeito positivo.

Em parceria com o TCE, que criou o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (Paic), foi implantado o Alfabetiza Porto Velho, em 2021, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental.

Mais de 15 mil alunos, de 104 escolas da rede municipal, são assistidos pela iniciativa.

Em 2022, 37,1% dos alunos do 1º ao 3º ano, com idades entre seis e oito anos, eram alfabetizados.

“Fechamos 2023 com 90,8% de alunos nessas séries alfabetizados, o que representa um avanço considerável, mas não vamos nos acomodar, vamos seguir atuando para ampliar esses avanços, por determinação do prefeito Hildon Chaves”, informou secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros.

“É um conjunto de ações que tornou possível esses avanços. Realizamos investimentos na carreira dos professores, reformas e manutenção de escolas, aquisição de novos ônibus para o transporte escolar, reforço na merenda que aumentou em 366% no valor per capita por aluno”, admitiu.

A secretária observou que “com o Alfabetiza, ninguém inventou a roda, mas focamos em ensinar a criança a ler e a escrever, cuidando do ciclo completo: formação, monitoramento, avaliação e o suporte necessário”.

Fonte: SMC

Notícia vista 1665 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.