Jornal Correio Popular Notícia

SECA
Municípios devem ter estado crítico no fornecimento de água até 2025

Data da notícia: 2023-12-29 17:40:31
Foto: Assessoria/Divulgação
O rio Palmeiras secou neste ano em Espigão do Oeste

Quase 20 municípios de Rondônia estão em estado crítico ou em situação de alerta no fornecimento de água potável para a população em decorrência dos efeitos do fenômeno El Niño, segundo revelou uma análise do Comitê de Crise Hídrica de Rondônia.

O alerta veio diante da previsão de que os rios do estado vão atingir, no máximo, 60% de suas capacidades totais durante o período chuvoso.

A estação chuvosa iniciou neste final de 2023 e segue até meados de 2024. Mesmo com essas chuvas decorrentes do ‘inverno amazônico’ amenizando a situação dos rios, o problema não será resolvido, segundo Nilvaldo Azevedo Ferreira, líder do comitê de crise hídrica.

Isso porque, segundo ele, os efeitos do “El niño” duram aproximadamente três anos, e logo seus reflexos serão sentidos até meados de 2025.

O comitê informou que os municípios em estado crítico para risco de seca no próximo ano são: Cerejeiras; Corumbiara; Espigão do Oeste; Jaru; e Ji-Paraná.

Os rios e mananciais dessas regiões, utilizados para o fornecimento à população, estão em níveis críticos. Espigão do Oeste, por exemplo, enfrentou racionamento de água após uma intensa e história estiagem neste ano de 2023.

Para 2024, outros municípios vão ficar em alerta quanto ao risco de seca, são eles: Castanheiras; Colorado do Oeste; Mirante da Serra; Ministro Andreazza; Parecis; São Miguel do Guaporé; Santa Luzia do Oeste; Seringueiras; Teixeirópolis e distrito de Vista Alegre do Abunã (em Porto Velho).

Fonte: G1

Notícia vista 1448 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.