Jornal Correio Popular Notícia

PREVENÇÃO
Campanha “Janeiro Roxo” terá combate à hanseníase

Data da notícia: 2023-12-28 17:50:43
Foto: Assessoria/Divulgação
A campanha vai chamar a atenção para o tema e esclarecer sobre os sintomas, prevenção e tratamento da doença

Com o tema “Precisamos falar e agir!” o governo de Rondônia vai iniciar a programação em alusão ao mês dedicado ao combate à hanseníase e ao estigma que a doença carrega.

A campanha chama a atenção para o tema e esclarece a população sobre os sintomas, prevenção e tratamento. A doença pode causar incapacidade física, principalmente, nas mãos, pés e olhos, mas tem cura.

O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, afirmou que “quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais cedo a pessoa poderá ser tratada e assim evitar sequelas”.

Desde 2016, o Ministério da Saúde (MS) oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país. O evento é importante para que a população tenha mais informações sobre a doença e acesso ao tratamento oportuno, a fim de que se busque a interrupção da cadeia de transmissão dela. Mesmo com os esforços no combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública.

A programação para a campanha, em Rondônia, segundo a Agevisa, ainda está sendo finalizada, mas durante a realização, serão desenvolvidas atividades em todas as regiões do estado, ações educativas e exames de contato dos pacientes.

As atividades contam com material de divulgação como banners, cartazes, além de folders educativos que serão distribuídos tanto para os profissionais de saúde quanto à população, em locais de grande aglomeração e circulação de pessoas.

A semana de 15 a 22 de janeiro foi escolhida como a “Semana H”. “Pessoas que apresentarem sinais e sintomas suspeitos da doença devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência para avaliação médica”, orientou Gilvander Gregório de Lima.

Fonte: Secom

Notícia vista 11511 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.