Jornal Correio Popular Notícia
ANIVERSÁRIO
Rondônia completa 42 anos de crescimento econômico

Data da notícia: 2023-12-22 18:02:44
Foto: Assessoria/Divulgação
Segundo o IBGE, o estado registra uma das menores taxas de desemprego do país (vista de Porto Velho)

Rondônia completou, na sexta-feira (22), 42 anos de criação, conforme Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981. O estado ultrapassa as quatro décadas com a menor taxa de desemprego, avança na defesa do meio ambiente, alcançando redução de 70% no desmatamento e, ao mesmo tempo, cresce na produção sustentável de alimentos para o Brasil e o mundo.

‘‘O governo de Rondônia está trabalhando para tornar o estado mais próspero e melhorar a qualidade de vida da população, com diversas ações e serviços que impressionam os outros estados, que já manifestam interesse no modelo de desenvolvimento rondoniense’’, frisou o governador Marcos Rocha (União Brasil).

De acordo com a administração estadual, municípios rondonienses passam por transformações com a execução das obras de infraestrutura, reformas e revitalizações de espaços públicos. Em 2023, foram investidos mais de R$ 15 milhões em obras da ação municipalista.

Uma prática bem-sucedida é o impulsionamento da empregabilidade, com atração de novos negócios, simplificação da abertura de empresas, ampliação de crédito para os pequenos negócios, expansão da educação profissionalizante e as mudanças na tributação, com menos impostos para a população.

Com essas medidas, Rondônia tem registrado sucessivas quedas nas taxas de desemprego, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A história deste estado que prospera no Norte do país, tem seu grande momento quando o coronel Jorge Teixeira de Oliveira trabalhou na missão de transformar o então Território Federal de Rondônia, em estado. O feito foi alcançado em 22 de dezembro de 1981.

A instalação ocorreu em 4 de janeiro de 1982, data marcada para a posse do governador, Jorge Teixeira de Oliveira, que estruturou de forma administrativa e política, o futuro estado. O nome do estado foi em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável por tirar do isolamento a região Norte, interligando pela linha telegráfica, ao restante do Brasil.

Fonte: Secom

Notícia vista 1887 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.