Jornal Correio Popular Notícia

EXAME
Gabigol é denunciado por ‘fugir’ de antidoping

Data da notícia: 2023-12-22 17:12:44
Foto: André Fabiano/Agência Estado
Atacante foi denunciado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem

A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) denunciou ontem (21), o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, por tentar fraudar um exame antidoping surpresa realizado em abril no Ninho do Urubu, antes da final do Campeonato Carioca. Se condenado, pode ser suspenso por até quatro anos.

O caso foi revelado pelo Globo Esporte e confirmado pelo Olhar Olímpico junto a fontes com conhecimento do caso, que é considerado complexo. Gabigol passou pelo exame, mas muito tempo depois do programado, e isso faz toda a diferença para a detecção de determinadas substâncias.

É o caso, por exemplo, do hormônio do crescimento, que só é identificado quando o exame é feito logo pela manhã. É recorrente no meio do antidoping a história de Fernando Reis Saraiva, halterofilista brasileiro, que foi flagrado com o hormônio proibido quando os testes foram realizados às 6h da manhã. Dois exames nesse horário deram dois testes positivos.

No caso do Flamengo, o teste surpresa também foi um pedido da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), algo raro no futebol. Normalmente é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que acompanha os times e está entre as entidades do mundo todo, incluindo federações internacionais grandes, que mais realiza testes.

Pelo que apurou o Olhar Olímpico, a equipe de testagem chegou ao Ninho do Urubu antes das 9h do dia 8 de abril, com orientação para testar determinados jogadores, escolhidos pela ABCD, antes do início do treino, às 10h. Gabigol não aceitou fazer o teste de urina, e foi direto para o gramado.

Os oficiais têm autoridade para impedir o treinamento, mas não fizeram isso, e aguardaram o fim da atividade. Gabigol mais uma vez os ignorou, e foi para o refeitório, almoçar. Mais tarde, pegou o vaso coletor e foi sozinho ao banheiro para urinar nele, devolvendo o frasco aberto.

Fonte: UOL Esportes

Notícia vista 1941 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.