Jornal Correio Popular Notícia


JI-PARANÁ
Isaú Fonseca retorna ao cargo de prefeito

Data da notícia: 2023-12-18 18:22:00
Foto: Marco Bernardi/CP
O prefeito de Ji-Paraná disse não ter mágoa de ‘ninguém’ e o período em que esteve fora do cargo serviu para reflexão

O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), voltou ao cargo, na sexta-feira (15), após um período de afastamento que se iniciou em julho. O retorno foi possível graças a uma decisão liminar do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reverteu a suspensão cautelar de exercício imposta anteriormente.

Ao reassumir, Isaú Fonseca convocou uma coletiva de imprensa, na manhã de ontem (18), na qual abordou a decisão liminar e anunciou uma série de mudanças na gestão, especialmente no secretariado. Ele expressou satisfação com a decisão do STF e ressaltou a decisão de retornar ao cargo para dar continuidade aos projetos da administração municipal, em especial o Programa Poeira Zero.

Na coletiva, Isaú abordou os desafios enfrentados no período em que esteve fora do cargo e destacou a confiança na justiça para esclarecer as acusações.

O afastamento de Isaú Fonseca ocorreu em meio a uma operação da Polícia Civil, que visava combater fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Na investigação preliminar, o prefeito foi apontado como o suposto chefe do esquema, que teria desviado R$ 17 milhões dos cofres públicos de Ji-Paraná. O esquema envolvia a fraude de licitações para aquisição de luminárias LED.

Além de Isaú Fonseca, outros três agentes públicos do município foram afastados do cargo. A operação, que se estendeu por Rondônia, Acre e Goiás, cumpriu um total de 27 mandados de busca e apreensão.

Na sexta-feira, o ministro Cristiano Zanin, do STF, reverteu a suspensão cautelar e restituiu Isaú ao cargo de prefeito, alegando, entre outros argumentos, a ausência de uma denúncia formal do Ministério Público, após 149 dias de afastamento. O magistrado considerou o tempo de afastamento como exagerado e retirou todas as restrições que haviam sido impostas contra Fonseca, incluindo a proibição de deixar o estado.

Ao encerrar a coletiva, o prefeito de Ji-Paraná afirmou não ter mágoa de “ninguém” e o período em que esteve fora do cargo serviu para analisar decisões que, no seu entender, foram equivocadas. Segundo ele, o próximo ano de mandato será corrigir falhas.

Fonte: Marco Bernardi

Notícia vista 1387 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.