Jornal Correio Popular Notícia



IPEM-RO
Fiscalização garante mais segurança ao consumidor

Data da notícia: 2023-12-05 17:36:33
Foto: Gleyson de Matos/Secom
Ao longo de 2023, 3.552 balanças e 4.164 bicos de bombas de combustíveis foram verificadas pelo órgão estadual

No decorrer de 2023, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) desempenhou um papel fundamental na manutenção da qualidade e garantia da confiabilidade dos instrumentos de medição e produtos disponíveis no mercado.

As ações foram direcionadas à verificação e fiscalização de equipamentos e produtos, para garantir a segurança de consumidores, bem como a justa concorrência entre os estabelecimentos comerciais e a conformidade com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Umas das ações realizadas pelo Ipem, ao longo de 2023, foi a verificação de 3.552 balanças comerciais e 4.164 bicos de bombas de combustíveis. A atividade foi essencial para assegurar que os instrumentos de medição estivessem em pleno acordo com as normas vigentes, garantindo a confiabilidade das medições e a transparência nos estabelecimentos comerciais, além de evitar possíveis prejuízos aos consumidores.

Além disso, o Ipem desenvolveu operações específicas nos municípios de Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, entre outros. Nas atividades, foram identificados e corrigidos objetos irregulares como adaptadores ferrosos e fios e cabos elétricos fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ação do Ipem/Rondônia não se limitou à fiscalização de balanças e bombas de combustíveis. Foi realizado um trabalho detalhado e constante na verificação dos produtos da cesta básica em Porto Velho, com verificação das pesagens.

Para o presidente do Ipem, Carlos Albuquerque, “esse monitoramento permitiu que fosse feita a orientação efetiva aos estabelecimentos, para garantir que as medições fossem realizadas corretamente, descontando o peso das embalagens, evitando possíveis penalidades aos comerciantes e protegendo os consumidores de eventuais irregularidades”, garantiu.

Fonte: Secom

Notícia vista 12072 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.