Jornal Correio Popular Notícia
HOJE
Produtores de cacau estão na final de concurso na BA

Data da notícia: 2023-11-24 10:06:35
Foto: Assessoria
Os produtores de Cabixi, Nova União e Jaru participam do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial, em Ilhéus na Bahia

Rondônia na cacauicultora está ganhando destaque nacional. O estado está sendo representado por quatro produtores de cacau na final do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, em Ilhéus, na Bahia. A premiação acontece hoje (24). Os finalistas na categoria Blend (mistura) são Geraldo Lopes da Silva, de Cabixi; Robson Tomaz de Castro Calandrelli, de Nova União e Deoclides Pires da Silva, de Jaru. Na categoria Varietal, os finalistas são André Luiz Vicente, de Nova União; e novamente Deoclides Pires da Silva, de Jaru.

Morador do município de Nova União, Robson Tomaz de Castro Calandrelli disse que está satisfeito por participar da final de um concurso nacional. Ele afirmou que é gratificante ter a oportunidade de conhecer outras propriedades que são referências na produção de cacau na Bahia. O produtor rural garantiu que o apoio técnico que recebeu para o cultivo da lavoura de cacau foi vital para qualidade do produto.

Na fase classificatória, 98 amostras foram inscritas. Os produtores rondonienses ficaram entre as 20 melhores amostras e 10, na grande final. O governo estadual tem investido em concursos de qualidade, a exemplo do Concacau (Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia), com distribuição de mudas de qualidade, assistência técnica, transporte e distribuição de calcário para melhoria dos solos.

As ações são realizadas por meio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), da Entidade Autárquica Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia, e de outros agentes estaduais. Para o 3º Concacau, técnicos da Seagri fizeram visitas nas propriedades para garantir a qualidade das amêndoas. Foram premiados os melhores, escolhidos pelo concurso, com apoio do estado. O titular da Seagri, Luiz Paulo, explicou que “o objetivo do concurso é o reconhecimento dos esforços dos produtores na busca pela qualidade do cacau. Esses concursos internos têm provado que estamos investindo de modo correto nas pequenas propriedades”, explicou.

Fonte: Secom

Notícia vista 12715 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.