Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Festival da Amizade Indígena contou com 16 times de futebol

Data da notícia: 2023-11-14 10:04:19
Foto: Assessoria
Evento aconteceu no sábado, 11 na aldeia Pay Gap

Contando com a participação de 16 equipes, o 1º Festival da Amizade Indígena aconteceu na aldeia Pay Gap do povo Arara. O evento começou no sábado (11) e encerrou no domingo (12). Foram oito equipes do povo Arara e outras oito do povo Gavião, em disputa na modalidade de futebol masculino e feminino.

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), em conjunto com a liderança dos dois povos da terra indígena Igarapé Lourdes, no município de Ji-Paraná. Segundo o anfitrião do festival, cacique Pedro Arara, o objetivo foi reunir duas etnias, mesmo com suas diferenças culturais, para a união dos povos. Ele agradeceu ao Prefeito Joaquim Teixeira (PL) pelo apoio de várias ações que estão ocorrendo em parceria com o poder executivo e suas secretarias.

O secretário da Semictur, Volnei Inocencio, atendeu a uma solicitação do prefeito para que o Festival fosse realizado e que os indígenas estejam cada dia mais integrados à comunidade e mais unidos entre si. Ele salientou que ações de entretenimento possibilitam o desenvolvimento social e diminui as rivalidades entre as etnias.

“Nosso objetivo é implementar e fortalecer o turismo em nossa cidade, principalmente em territórios indígenas, com o objetivo de fomentar a economia local e apresentar as culturas nativas. Muitos eventos já foram realizados, e no próximo dia 9 de dezembro ocorre o 1º Festival da Colheita da Castanha na aldeia Ikolen do povo Gavião”, afirmou Volnei.

O Festival da Amizade teve o apoio da Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), que patrocinou todos os troféus para o evento, e a parceria da Liga de Futebol de Rondônia que enviou quatro árbitros para apitar todos os jogos. Os vencedores da categoria masculina foram Arara Paygap (1º lugar) e Gavião Assiza (2º lugar). Da feminina, Karo 1 Arara (1º lugar) e Gavião (2º lugar). Os artilheiros masculino e feminino foram Ezequiel com quatro gols, equipe Karo Arara, e Mônica com 2 gols, equipe Karo 1 Arara, respectivamente. Os goleiros menos vazados foram Breno da equipe Gavião Assiza e Jéssica da Karo 1.

Fonte: Chico Limeira - CCS

Notícia vista 1723 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.