Jornal Correio Popular Notícia

EXAMES
Lei garante um dia de folga a servidoras

Data da notícia: 2023-11-08 09:25:08
Foto: Assessoria
Chaves sancionou a lei que dá um dia de folga à servidora que realizar preventivo

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil) sancionou o projeto de lei que garante que servidoras públicas tenham direito a um dia de folga para realizar exames ginecológicos e de prevenção ao câncer de mama. O PL é de autoria das vereadoras Márcia Socorrista e Elis Regina. “Tudo isso foi pensado durante o mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, que é o mês de outubro, e essa foi mais uma forma de incentivar nossas servidoras a se cuidarem”, explicou o prefeito.

Toda pessoa com útero que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Segundo especialistas, o câncer de colo de útero é uma doença que pode ser evitada e tratada quando diagnosticada na fase inicial. Para fazer o exame na rede municipal, a mulher não pode estar no período menstrual ou usar creme vaginal, duchas, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais antes do exame. A recomendação é para melhorar o resultado da amostra. É necessário ter em mãos o cartão do SUS e CPF.

O preventivo é um procedimento de rotina oferecido em todas as unidades da zona rural e urbana, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Para realizar o agendamento, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima tendo em mãos o Cartão do Sus e um documento oficial com foto.

Fonte: SMC

Notícia vista 1945 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.