Jornal Correio Popular Notícia



CAPACITAÇÃO
Professores da EJA debatem formação continuada

Data da notícia: 2023-10-13 17:44:19
Foto: Assessoria
Mais de 200 profissionais, entre coordenadores pedagógicos das regionais, supervisores escolares, gestores e professores foram capacitados

Na terça-feira (10), em Ji-Paraná, foi realizada a abertura da formação continuada para gestores e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Rondônia com o tema “O fortalecimento das ações pedagógicas dos cursos da EJA frente à atual legislação do ensino médio”. No total, mais de 200 profissionais da educação, dentre eles coordenadores pedagógicos das regionais, supervisores escolares, gestores e professores foram capacitados entre os dias 10 e 11 de outubro.

A ação é promovida pelo governo de Rondônia, por intermédio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja) em parceria da Gerência do Sistema Prisional e Socioeducativo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), a atualização dos professores do EJA é fundamental e garante uma educação de qualidade, interativa e inclusiva para os estudantes. “Os docentes estarão mais preparados na preparação de aulas, promovendo didáticas adequadas às necessidades de cada aluno, a fim de garantir uma maior participação”, destacou.

A formação foi organizada por meio de palestras e debates com espaço para orientação, socialização, esclarecimento de dúvidas e estudos da legislação, especialmente sobre a Portaria do curso modular nº 14.753/2022 que norteia a EJA. Durante os encontros também foram ofertadas oficinas, tendo como tema os itinerários formativos do Novo Ensino Médio: projeto de vida, eletivas e trilhas de aprofundamento, com foco na operacionalização e implantação de propostas pedagógicas específicas. No final da abertura, houve apresentação musical Girassol com um olhar para a juventude e a inclusão da comunidade surda. A apresentação foi interpretada em Libras pela aluna Letícia Maria Nascimento e o professor Thiago Mariano Ascencio.

Educação de Jovens e Adultos

Segundo a coordenadora de Modalidades e Diversidades na Educação, Rosane Seitz, a formação tem por objetivo fortalecer as políticas da EJA. “Além de proporcionar conhecimento sobre o desenvolvimento das práxis pedagógicas frente à legislação, inclusão e diversidade social aos jovens e adultos do EJA e dos privados de liberdade, numa perspectiva de participação ativa e reinserção social”, pontuou.

Fonte: Emanuelle Pontes - Secom

Notícia vista 12274 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.