Jornal Correio Popular Notícia

ENERGIA ELÉTRICA
MR defende nova tecnologia de transmissão

Data da notícia: 2023-10-10 17:46:32
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador Marcos Rogério elogiou o sistema de transmissão de energia elétrica sem fio da Nova Zelândia

O senador Marcos Rogério (PL) fez um pronunciamento no Plenário, na segunda-feira (9), e compartilhou sua experiência em uma missão oficial à Nova Zelândia, realizada no início de outubro com o senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O parlamentar destacou que, durante a viagem, teve a oportunidade de conhecer uma tecnologia de transmissão de energia que dispensa o uso de fios e promete revolucionar a transição energética global. Marcos Rogério enfatizou que a descoberta se deve às pesquisas pioneiras do inventor Nikola Tesla, cujo legado científico e tecnológico é reverenciado mundialmente.

“É precisamente essa evolução que tivemos o privilégio de testemunhar em Auckland, na Nova Zelândia [...]. Esse momento histórico representa um divisor de águas no contexto do futuro energético global. Atualmente, podemos vislumbrar um horizonte em que a transmissão de energia seguirá uma trajetória evolutiva semelhante à das telecomunicações, migrando dos cabos tradicionais para uma transmissão via satélite”, garantiu.

O senador defendeu a importância de o Brasil colaborar com os cientistas neozelandeses para aprimorar a inovação e exportar a tecnologia para o mundo. Segundo o parlamentar, a tecnologia pode beneficiar o Brasil, que possui extensas áreas com dificuldades de acesso à energia, como a Amazônia. “Algo realmente inovador e que nos deixa muito otimistas, especialmente o Brasil, que tem regiões ainda isoladas, sem energia de qualidade chegando a essas regiões. Algumas regiões com energia produzida a partir de motores tocados a óleo diesel, uma energia, portanto, suja, de maior impacto no meio ambiente”, admitiu o senador.

“sem linha de transmissão, sem a necessidade de você fazer ali abertura no meio de florestas, o que exige licenciamento e outras questões mais, impactando o meio ambiente e dificultando a vida das pessoas que estão nessas comunidades isoladas”, acrescentou.

Fonte: Agência Senado

Notícia vista 1737 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.