Jornal Correio Popular Notícia


INVESTIMENTO
Programa de Segurança Rural fortalece a inteligência especializada nos municípios

Data da notícia: 2023-10-09 18:17:41
Foto: Assessoria
O programa atenderá um total de 23 localidades, contando as já atendidas

O Governo de Rondônia fez o lançamento do Programa de Segurança Rural em alguns municípios do Estado, na segunda-feira (9). O programa é executado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e conta com a Patrulha Rural, realizada pela Policia Militar (PMRO), com equipamentos especializados para o campo e monitor de problemas criminais, que trata de um conjunto de programas de inteligência especializada em crimes do campo. O lançamento ocorre em 17 cidades até o dia 21 deste mês. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reafirmou o compromisso do Estado com a Segurança, “O Rede Rural é uma iniciativa que visa fortalecer a segurança das áreas rurais, promovendo a colaboração entre a comunidade e as forças policiais, e permite que os residentes tenha um meio importante de comunicação com as autoridades competentes. Esse é compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança de todos os rondonienses, seja nas cidades ou zona rural”, frisou.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital destacou que, o programa funciona semelhante à uma rede de vizinhos. “O Rede Rural é um programa preventivo da Polícia, que opera de forma semelhante à Rede de Vizinhos, e tem como objetivo aumentar a segurança das comunidades rurais, permitindo que os moradores se organizem em grupos para trocar informações e dicas de segurança. Além disso, a Policial Militar também faz parte desses grupos, atuando como um elo entre a comunidade e as autoridades policiais” afirmou.

Rede Rural

O Programa de Segurança Rural conta com o aplicativo Rede Rural, desenvolvido em parceria público- privada, e que não tem custo para o Estado nem para o produtor rural. Em contrapartida, o Governo entra com a mão de obra dos policiais, que foram preparados e treinados para atuar no cadastramento dessas pessoas e alimentar o aplicativo com informações que facilitem o trabalho do Governo, no fornecimento de uma segurança pública mais célere e de qualidade aos moradores de áreas agrícolas. O aplicativo é apontado como favorável por facilitar esse acesso da população com a polícia, visando a captação e tratamento de dados sobre as propriedades, a frequência de crimes e outros riscos nas localidades, permitindo assim, a criação de rotas inteligentes para as patrulhas rurais da PMRO.

O programa já vem sendo desenvolvido em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; proporcionando maior celeridade no atendimento de ocorrências nessas regiões distantes. Com a expansão do Programa de Segurança Rural, o Governo de Rondônia dá continuidade às ações de segurança, e atende a partir de agora as cidades de Chupinguaia, Cerejeiras, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Alta Floresta, Ji-Paraná, Jaru, Machadinho, Buritis, Alto Paraíso, Ariquemes, Rio Crespo, Triunfo, Jaci-Paraná, Nova Mamoré e São Miguel, totalizando com as regiões que o programa já atende, 23 localidades, entre municípios e distritos.

Fonte: Gerlen Oliveira - Assessoria

Notícia vista 13099 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.