Jornal Correio Popular Notícia

ANIVERSÁRIO
Porto Velho completa 109 anos de história e tradição

Data da notícia: 2023-10-02 18:00:50
Foto: Assessoria
Vista parcial do município de Porto Velho; imagem registrada em 1965

O município de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, completou ontem (2), 109 anos. A sua história, cultura e o seu desenvolvimento são valorizados com ações do governo, que fomentam as atividades culturais, esportivas e atrativos históricos, que tornam a cidade um destino acolhedor para moradores e visitantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), destacou o esforço para tornar o município mais desenvolvido e que gere bem-estar social. “Parabéns à nossa capital Porto Velho e à nossa população. O governo mantém o compromisso de realizar ações e serviços que atendam às necessidades dos portovelhenses, e que valorizem a história dessa cidade tão importante para o desenvolvimento do estado”, reconheceu.

Em Porto Velho, o governo de Rondônia tem realizado eventos culturais como o Arraial Flor do Maracujá, reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, pela Lei nº 4.635, sancionada pelo governador Marcos Rocha em 31 de outubro de 2019. A história de Porto Velho também tem sido valorizada por meio do Memorial Marechal Rondon, um importante atrativo turístico da capital e que está sob responsabilidade do governo estadual. No local, é possível entender melhor a história de Rondônia.

No início do século XX, no norte do país, um grupo de pessoas lideradas por Cândido Mariano da Silva Rondon, Marechal Rondon, recebeu a missão de tornar essa parte do Brasil comunicável com o restante do país por meio de uma rede telegráfica. Administrado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o memorial alcançou, em 2023, a marca de 100 mil visitantes. O local mais visitado costuma ser o Salão de Expedições Paz e Fronteiras, que apresenta painéis, fotografias, quadros, utensílios e réplicas de objetos usados pelo marechal Cândido Rondon. Além disso, na parte externa, há uma oca, que resgata a imagem da habitação indígena.

Fonte: Secom

Notícia vista 1439 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.