Jornal Correio Popular Notícia

39,15%
Sistema de esgotamento sanitário avança em Ji-Paraná

Data da notícia: 2023-09-28 18:03:58
Foto: Assessoria
A construção das oito lagoas registra avanço de 70% no trabalho executado

Ji-Paraná tem passado por transformações com o avanço das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, que irá contemplar cerca de 85% da população local. Os trabalhos são frutos da iniciativa do governo de Rondônia, que desde 2019 tem dado andamento às obras oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Em sua totalidade, a obra, gerenciada e fiscalizada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), já conta com 39,15% de execução realizada.

A construção das oito lagoas de tratamento de esgoto, por exemplo, já registra um avanço expressivo, chegando à marca de, aproximadamente, 70% de trabalho executado. De acordo com o engenheiro fiscal da Seosp, Jefferson Gonçalves, os trabalhos das quatro lagoas anaeróbicas já foram concluídos. No momento, está sendo finalizada a escavação das outras quatro lagoas facultativas.

“É uma obra vultuosa, que passa por constante mudança de cenário devido à celeridade dos trabalhos. Na sequência, daremos início à compactação dos taludes, que são os anéis que envolvem a lagoa para fazer a contenção dos dejetos que ali vão ser depositados”, descreveu. Ainda conforme explicado pelo engenheiro, o sistema de esgoto engloba toda a parte de captação do esgoto sanitário nos bairros até a chegada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde ocorre o processo de tratamento desse material. Ou seja, uma obra completa que vai beneficiar e promover saúde pública para os ji-paranaenses.

Todo o Sistema de Esgotamento Sanitário está orçado em R$ 148 milhões, que serão convertidos em benefícios à população, oriundos de recursos do governo federal, e contrapartida do governo do estado. Para o titular da Seosp, Elias Rezende, o avanço das obras em Ji-Paraná reafirma o compromisso do governo de Rondônia em dar celeridade às obras, primando pela qualidade de vida e saúde da população.

“Saneamento é fundamental, uma realidade que agora com as obras de esgotamento sanitário em andamento vai assistir a população com tratamento de esgoto. Consequentemente teremos menos pessoas doentes e menos danos ao meio ambiente”, salientou.

Fonte: Jaqueline Malta - Secom

Notícia vista 1835 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.