Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Temperatura deve chegar a 43º C em outubro

Data da notícia: 2023-09-27 18:26:43
Foto: Caique Brilhante
Termômetros externos registraram 44º na terça-feira, porém esses equipamentos marcam temperaturas maiores do que as oficiais

Ji-Paraná deve enfrentar dias mais quentes em outubro. Segundo a previsão do Clima Tempo, no dia 11 de outubro, a temperatura máxima deve bater a marca dos 43º C. Nesta semana, as máximas no município ficaram entre 38 e 40º. O Brasil tem passado por ondas de calor advindas do bloqueio atmosférico que surgiu no final do inverno e começo da primavera e a tendência é que as temperaturas extremas continuem, ao menos durante a semana entre os dias 24 e 29 de setembro.

Porém, para Rondônia a previsão é que a onda de altas temperaturas perdure na primeira quinzena de outubro. Apesar das temperaturas nos últimos dias estarem entre 38 e 40º, os termômetros de rua (instalados em pontos do 1º e 2º distrito de Ji-Paraná) chegaram a marcar 45º C.

Isso acontece por que os termômetros de medição oficial ficam invólucro branco, que reflete a radiação e permite mesmo assim o escoamento do ar e, deste modo, realizam uma medição mais precisa. Já nos equipamentos instalados nas vias, o sensor fica dentro deles e eles são pretos e absorvem mais calor e aquecem demais, afetando a temperatura medida.

As altas temperaturas afetam toda a população, mas em especial crianças, idosos e os animais. “Primeiramente, é fundamental compreender que as altas temperaturas podem ter um impacto significativo em nosso corpo. A exposição prolongada ao calor excessivo pode levar à desidratação, insolação e outros problemas de saúde graves. Para evitar essas complicações, beber bastante água é a chave”, explicou a enfermeira Graziele Rosso.

A profissional da Saúde ainda lembrou que, além da hidratação, a alimentação é muito importante. Frutas frescas, vegetais, saladas e alimentos ricos em água, como melancia e pepino, são ótimas escolhas para encarar o calorão. “Além de beber água regularmente, é crucial optar por alimentos leves e saudáveis durante os dias quentes. Refeições pesadas e ricas em gordura podem aumentar o desconforto e tornar a digestão mais difícil”, complementou.

Fonte: Marco A. Bernardi

Notícia vista 1640 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.