Jornal Correio Popular Notícia


QUINTA-FEIRA
Última fase do Concacau terá participação de cinco jurados

Data da notícia: 2023-09-27 09:53:03
Foto: Assessoria
Um júri externo do concurso será responsável por realizar a prova final às cegas

A última fase de classificação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), que acontece, na quinta-feira (28), às 18h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Jaru, terá um júri externo, composto por cinco julgadores selecionados pela comissão organizadora, será responsável por realizar uma prova às cegas. O concurso Concacau é uma iniciativa do governo de Rondônia que busca reconhecer e premiar os produtores de Cacau, que se destacam pela qualidade e preocupação com a sustentabilidade das produções.

A Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) pretende agregar valor à produção, para permitir maiores ganhos aos produtores rurais. O Concacau também tem o objetivo de promover Rondônia como um produtor de cacau de destaque no cenário nacional e internacional. Na prova às cegas, os lotes de chocolates serão provados e avaliados sem que os julgadores saibam a origem deles. A avaliação será feita com base em uma referência, e seguirá a metodologia do “Consórcio de Expertos en Cacao Fino de Aroma (CoEx)”, que é amplamente reconhecida e utilizada internacionalmente para a avaliação das amêndoas dos inscritos no concurso.

A avaliação realizada pelos julgadores terá peso de 20% na nota final dos participantes do concurso. Ou seja, além de outros critérios de avaliação, como a qualidade da amêndoa, aroma, sabor e aspectos sustentáveis, a pontuação atribuída pelos julgadores terá um peso significativo para a classificação dos produtores. A expectativa para a última fase é grande, tanto por parte dos produtores quanto dos julgadores. Nesta etapa, serão definidos os grandes vencedores do Concacau, que receberão reconhecimento, premiação e a oportunidade de ampliar seus negócios e parcerias comerciais.

Fonte: Secom

Notícia vista 18648 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.