Jornal Correio Popular Notícia


EMPREENDEDORISMO
Affonso destaca atuação de agroindústrias

Data da notícia: 2023-09-27 09:44:13
Foto: Lourrant Pessoa
O deputado estadual Affonso Cândido visitou as instalações da AFDM no município de Ji-Paraná

A participação das agroindústrias para a economia rondoniense, no beneficiamento, transformação e processamento de matérias-primas provenientes da agricultura e pecuária, voltou a ser destacada pelo deputado estadual, Affonso Cândido (PL), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (CICCT). “As agroindústrias têm um papel importante não só econômico, mas social para o estado de Rondônia, principalmente as de pequeno porte. E a diversificação é um fator determinante na cadeia produtiva. Alguns empreendedores além de processar ainda cultivam a matéria-prima”, garantiu Affonso.

O presidente da CICCT da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) citou como exemplo a AFDM Polpas, em Ji-Paraná, que processa até 2,5 toneladas de frutas por mês. A agroindústria está instalada em uma propriedade de três hectares nos arredores do município, onde cultiva 90% das frutas dos 20 sabores oferecidos aos clientes. “A gente produz o ano inteiro e quando é preciso, nós compramos de outros agricultores para manter a nossa produção. Mas quase tudo que processamos, nós plantamos aqui mesmo”, garante o proprietário Afonso Dias Macedo, que até 2000 trabalhava em outras empresas, até decidir empreender no mesmo ramo de atividade.

De acordo com ele, AFDM Polpas é uma empresa familiar. Nela, ainda trabalham a esposa, filho e um funcionário contratado. “Quando a demanda cresce, contratamos [trabalhadores] temporários”, lembrou. Parte da produção é distribuída para Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste (e Distrito de Rondominas), Teixeirópolis e Pimenta Bueno.

As polpas produzidas em Ji-Paraná chegam a esses municípios pela iniciativa de uma cooperativa de produtores pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), no qual a produção da agricultura familiar é comercializada para órgãos públicos, para a compra institucional, e também vendas diretas ao comércio e em feiras livres.

Afonso de Macedo ainda frisa como fatores para a ampliação das vendas o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar de Rondônia (Prove), que regulamentam e fiscalizam às unidades familiares de processamento agroindustrial.

“Com uma política estadual bem aplicada de incentivos ao homem do campo, mantida pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), para que ele produza com qualidade e boas práticas, nossa economia vai aumentar a geração de emprego e renda, como a ADFM Polpas tem feito”, admitiu Affonso Cândido.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícia vista 14860 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.