Jornal Correio Popular Notícia

INVESTIMENTOS
Parlamentares de Rondônia ratificam apoio à Embrapa

Data da notícia: 2023-09-16 15:50:36
Foto: Rhuan Lima
Da esquerda para direita, Lúcia Wadt, Vilma Alves (assessora do senador Confúcio Moura), deputada federal Cristiane Lopes, Lucilene Dantas, chefe de e TT da Embrapa Rondônia, e o o deputado estadual Luiz do Hospital

A Embrapa Rondônia recebeu, no dia 11 de setembro de 2023, a visita de parlamentares das esferas federal e estadual. O evento faz parte de uma estratégia da Unidade para fortalecer a articulação político-institucional com o poder legislativo.

Depois de um café da manhã com jornalistas e parlamentares, a chefe-geral, Lúcia Wadt, apresentou os investimentos e melhorias que serão feitos nas estruturas de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), como laboratórios e campos experimentais, com recursos de 10 milhões de reais oriundos de uma emenda da bancada federal do estado. Por fim, os visitantes visitaram o campo experimental de Porto Velho e plantaram árvores no bosque da Unidade.

A chefe-geral destaca que a comunicação entre a Embrapa e a sociedade é essencial. “Por isso, estamos sempre buscando formas de dialogar e interagir com os diversos públicos. Nesse evento, tivemos a oportunidade de apresentar aos parlamentares de Rondônia os nossos principais trabalhos em prol do desenvolvimento agropecuário do estado. Acreditamos que essa interação é fundamental para fortalecer o nosso relacionamento com a sociedade e garantir que a pesquisa agropecuária esteja alinhada com as demandas do estado e do País”, afirma.

Rhuan Lima, analista de TT, acrescenta que essa foi a primeira de uma série de atividades que a Unidade desenvolverá para estreitar os laços com os parlamentares. “Foi o primeiro passo de uma relação duradoura e sinérgica que queremos construir e manter. Acreditamos que o alinhamento entre as instituições resultará em avanços na pesquisa, desenvolvimento e inovação, com impactos positivos para toda a cadeia agropecuária do estado de Rondônia”, complementa.

Parlamentares reforçam apoio à Embrapa
Para o deputado estadual Luiz do Hospital (MDB), que é presidente da Comissão Agropecuária e Política Rural, da Assembleia Legislativa do estado, a proximidade entre o legislativo e a Embrapa é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária em Rondônia. “A Embrapa desempenha um papel crucial na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias agrícolas que podem beneficiar o nosso estado”, pontua, enfatizando que o parlamento pode apoiar a Embrapa de diversas maneiras, entre as quais se destacam:

Alocação de recursos: Buscar recursos financeiros para investimentos em pesquisa e infraestrutura na Embrapa.
Promoção de políticas favoráveis: Trabalhar na elaboração de políticas públicas que promovam a inovação e a sustentabilidade na agricultura, alinhadas com os objetivos da Embrapa.
Estímulo à parceria público-privada: Facilitar parcerias entre a Embrapa e empresas locais para impulsionar a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de produtos agrícolas mais eficientes.
Divulgação dos resultados: Compartilhar os resultados das pesquisas da Embrapa com os agricultores e comunidades locais, promovendo a adoção de melhores práticas.


Segundo o parlamentar, a interação entre o legislativo e a Embrapa é essencial para garantir que Rondônia aproveite plenamente o potencial de sua agricultura e pecuária, beneficiando não apenas o setor, mas toda a sociedade.

A deputada federal Cristiane Lopes (União – RO) destaca a importância do evento para reforçar o diálogo entre os parlamentares e a equipe técnica da Embrapa. “Eu não conhecia todo o trabalho desenvolvido e, por isso, foi uma oportunidade de ver in loco os resultados de pesquisa alcançados no melhoramento da qualidade do leite, pecuária, fruticultura, entre outras áreas”, diz. Ela ressalta que é fundamental que o parlamento fortaleça os investimentos em ciência. “As emendas parlamentares são a nossa forma de colaborar com a pesquisa agropecuária, a partir de melhorias em infraestrutura e destinação de recursos para projetos de PD&I. Todos saem ganhando om essa parceria entre a Embrapa e o parlamento, os produtores, a sociedade, a economia, o estado”, conclui.

Fonte: Embrapa

Notícia vista 117176 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.