Jornal Correio Popular Notícia
RESULTADO
Senador defende que educa??o seja prioridade

Data da notícia: 2023-09-13 09:22:43
Foto: Marcos Oliveira/Ag?ncia Senado
Conf?cio Moura lamentou que o Brasil ficou em situa??o dram?tica na qualidade educacional

O senador Conf?cio Moura (MDB) afirmou que a educa??o brasileira passa por um dos momentos mais delicados da sua hist?ria, afetada fortemente pela pandemia da Covid-19. Hoje o pa?s est? diante de uma situa??o de retrocesso e desacelera??o de importantes mudan?as no sistema educacional brasileiro. Conf?cio Moura destacou que, na semana passada, saiu o resultado de uma pesquisa comparativa entre cerca de 50 pa?ses, e o Brasil ficou em uma situa??o dram?tica na qualidade educacional entre os pesquisados.

?Isso h? de mexer com nossos pr?prios brios. N?s todos, senadores, deputados, vereadores, prefeitos, governadores. ? uma chacoalhada desagrad?vel em n?s todos, que estamos pr?ximos de sermos a d?cima economia do mundo?, ressaltou. De acordo com o parlamentar, as pessoas se acostumam com a mesmice, o atraso, com o retrocesso e vai achando que tudo isso ? normal e questionou. ?? normal nossos alunos n?o aprenderem a ler at? os oito anos, n?o ter ensino m?dio adequado para segurar os meninos de 13 a 17 anos na escola? Isto n?o ? natural. Vivemos em um momento bastante adequado para reavaliar como a educa??o tem sido tratada no Brasil, os erros e acertos na condu??o do processo educacional?, ponderou.

Para o senador rondoniense, a educa??o do futuro ? a que vai atender ao r?pido avan?o do conhecimento, que evolui e transforma cada instante, numa velocidade que faz obsoletos os conhecimentos, as profiss?es, a concep??o de escola, os m?todos pedag?gicos, inclusive a posi??o relativa entre professor e aluno. Segundo ele, a educa??o do futuro exige que o aprendizado seja cont?nuo, flex?vel, o que exige atua??o r?pida dos gestores. Isso se aplica, principalmente, ? educa??o p?blica.

Conf?cio Moura ressaltou que a escola do futuro n?o ser? apenas um aperfei?oamento da atual, mas ser? uma nova escola, com uma nova l?gica. ?A escola do futuro dever? tratar dos problemas que amea?am a humanidade, como as mudan?as clim?ticas. N?s, a nossa gera??o, tamb?m n?o acreditava em mudan?as clim?ticas. Falavam muito de mudan?as clim?ticas e n?s pens?vamos: isso ? balela, isso n?o existe, ? coisa de pessoas pessimistas, que puxam o nosso pa?s para baixo, o mundo para baixo?, afirmou.

Fonte: Ag?ncia Senado

Notícia vista 1629 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.