Jornal Correio Popular Notícia

COMUNICAO
Deputado prope incluso de Libras na sade

Data da notícia: 2023-08-30 10:43:11
Foto: Assessoria
Fernando Mximo apresentou PL que inclui Libras nos cursos tcnicos

O deputado federal Fernando Mximo (Unio Brasil) apresentou, na segunda-feira (21), na Cmara dos Deputados, Projeto de Lei (PL) que visa a incluso da disciplina de Lngua Brasileira de Sinais (Libras) nos Cursos Tcnicos da rea da sade para aprimorar e capacitar a mo-de-obra de futuros profissionais que devem trabalhar nas unidades hospitalares.

A proposta da legislao tornar as formas de comunicao e expresso entre equipe de socorristas e paciente surdo mais eficiente a fim de possibilitar o atendimento inclusivo, humanizado e adequado. Destaco ainda a minha prpria experincia como mdico do Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (Samu), logo no incio da minha carreira, justificou Fernando Mximo.

Em algumas oportunidades, tive que atender pacientes surdos ou com deficincia auditiva e tive muita dificuldade para entender o que o paciente queria relatar acerca dos seus sintomas, o que seria evitado se houvesse uma formao anterior na rea, situao que, infelizmente, repete-se a cada dia em nosso pas, acrescentou. Caso a proposta seja aprovada, a disciplina de Libras deve oferecer ao estudante da rea da sade os contedos tericos e prticos, com nfase nas situaes que envolvem o atendimento aos pacientes surdos ou com deficincia auditiva e, ainda, noes de gramtica e vocabulrio da lngua de sinais.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1588 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.