Jornal Correio Popular Notícia
COSTA MARQUES
Audincia discute direitos de povos tradicionais

Data da notícia: 2023-08-24 09:28:10
Foto: Francisco Costa
Audincia pblica em Costa Marques foi realizada pela deputada estadual Cludia de Jesus com apoio da Alero

A audincia pblica no municpio de Costa Marques promovida pela deputada estadual Cludia de Jesus (PT), com apoio da Assembleia Legislativa de Rondnia (Alero), na segunda-feira (21), reuniu, no meio da floresta, lideranas e representantes de diversas comunidades tradicionais para debater polticas pblicas para educao e proteo dos territrios de quilombolas, seringueiros, extrativistas, ribeirinhos, camponeses, trabalhadores rurais, agricultores e as demais populaes que habitam terras na Amaznia rondoniense.

O evento aconteceu no quilombo Forte Prncipe da Beira, situada a 714 quilmetros de Porto Velho, e foi realizado como parte do 4 Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Rondnia, organizado pela Comisso Pastoral da Terra. Cludia de Jesus iniciou o evento destacando a importncia da audincia como um espao legtimo para debates e trocas de ideias entre os representantes de diversas comunidades tradicionais.

O enfoque central foi a busca por uma educao de qualidade nos territrios dessas comunidades. Temas adicionais, como a demarcao de terras, acesso sade e melhoria de infraestrutura, tambm receberam ateno, tornando a audincia um espao para dar voz s necessidades e desafios enfrentados por essas comunidades, muitas vezes negligenciados.

A deputada, reconhecida por sua atuao em defesa das causas sociais, abriu a AP elogiando a presena e o engajamento das comunidades presentes. Ela expressou gratido pela oportunidade de debater temas to relevantes como educao, territrio e direitos culturais em um ambiente to propcio ao dilogo. A audincia pblica um canal de escuta para as comunidades, um espao onde seus problemas e necessidades podem ser compartilhados. Nossa equipe de mandato recebeu informaes sobre as principais dificuldades enfrentadas por essas comunidades, e nosso dever levar essas preocupaes aos espaos de poder, reivindicando os direitos necessrios para um desenvolvimento justo e sustentvel em Rondnia, afirmou a deputada.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícia vista 1545 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.