Jornal Correio Popular Notícia
ORIENTAES
Affonso prope cartilha contra crimes na Internet

Data da notícia: 2023-08-23 09:46:29
Foto: Assessoria
Deputado estadual, Affonso Cndido, apresentou projeto para instituir cartilha com orientaes sobre crimes na rede social

O deputado estadual, Affonso Cndido (PL), apresentou Projeto de Lei (PL), propondo a introduo de uma cartilha para preveno contra crimes sexuais na internet, voltada para alunos da rede estadual de ensino. Ela dever conter orientaes para dar mais segurana para crianas e adolescentes. Os jovens esto cada vez mais presentes no ambiente virtual, seja para estudar, socializar ou se divertir. No entanto, muitos ainda no possuem discernimento suficiente sobre os perigos que a internet pode oferecer, especialmente, no que diz respeito violao de sua privacidade e intimidade, tornando-os vulnerveis violncia e explorao sexual, em suas variadas formas, justificou Affonso Cndido.

Segundo o parlamentar, a exposio de informaes pessoais na internet pode se tornar um grande risco para crianas e adolescentes. Ele afirma que fotos, vdeos e mensagens podem ser compartilhados com pessoas desconhecidas que podem ter o intuito de humilhar e constranger. A falta de privacidade e a insegurana online podem levar prtica de crimes como pornografia infantil, explorao sexual e assdio virtual. Os criminosos utilizam as redes sociais, chats e outros espaos para aliciamento online. No queremos que isso ocorra. Da, a necessidade da informao, da orientao, acrescentou.

A cartilha conter orientaes sobre como ser prudente ao fornecer dados pessoais a estranhos; no informar nome real, idade, endereo de residncia ou escola; no divulgar senhas; no acessar links ou baixar arquivos de fontes desconhecidas; no enviar fotos ou vdeos pessoais. E tambm no aceitar propostas de encontros sem antes informar aos pais, no acreditar em todas as informaes que receber (seja tambm de pessoas prximas), no responder a email ou aplicativos com comentrios ofensivos e avisar aos pais se alguma foto ou mensagem o perturbar.

Outro ponto do projeto, segundo a Affonso Cndido, que a falta de educao sobre o tema pode perpetuar esteretipos de gnero e discriminao sexual. Muitas vezes, o assdio virtual e violncia sexual na Internet tm como alvos mulheres e meninas, reforando a ideia que elas so objeto de desejo e no merecem respeito, admitiu.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1583 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.