Jornal Correio Popular Notícia
HEPATITE B
Um perigo silencioso, seis em cada dez brasileiros no sabem que esto infectados

Data da notícia: 2023-08-21 16:13:41
Foto: Divulgao
importante destacar a vacinao contra a hepatite B como forma de preveno da doena

A hepatite B uma infeco viral do fgado que pode ter consequncias graves e, em alguns casos, fatais. Muitas pessoas podem ser portadoras assintomticas da doena e no saberem que esto infectadas. Segundo dados do Ministrio da Sade no relatrio Hepatites Virais 2023, mais de 276 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite B no Brasil, mas estima-se que um milho de pessoas estejam infectadas com o vrus no pas. O que representa um quadro de seis em cada dez brasileiros infectados sem saber que precisam buscar tratamento mdico para a doena. importante destacar a importncia da vacinao contra a hepatite B como forma de preveno da doena. A vacina altamente eficaz e segura e recomendada para todas as pessoas, especialmente aquelas com maior risco de contrair a doena. Afirma o mdico e diretor tcnico da Salus Imunizaes, Dr. Marco Csar Roque.

Alm da vacinao, existem outras medidas de preveno que podem ajudar a reduzir o risco de contrair a hepatite B. Prticas sexuais seguras, no compartilhamento de agulhas ou outros equipamentos de injeo, triagem de sangue para transfuses e cuidados no manuseio de materiais cortantes em ambientes de sade so algumas das medidas recomendadas. Vale ressaltar que a hepatite B pode ser assintomtica por muitos anos e que a deteco precoce da doena fundamental para prevenir a progresso para estgios mais graves, como cirrose e cncer de fgado. Por isso, importante que as pessoas em risco de contrair a doena faam testes de deteco regularmente. Destaca o Dr. Marco Csar Roque.

Na maioria das vezes, os sintomas somente se apresentam nas dcadas seguintes infeco, o que torna mais difcil detectar a doena. No entanto, quando os sintomas aparecem, eles podem incluir:

Cansao: fadiga extrema e falta de energia

Tontura: sensao de que o ambiente est girando ou que a pessoa est prestes a desmaiar

Dor abdominal: desconforto ou dor na regio do abdmen

Pele e olhos amarelados: ictercia, que um amarelamento da pele e dos olhos devido ao acmulo de bilirrubina no corpo

Enjoo: sensao de nusea ou mal-estar abdominal

Vmitos: expulso do contedo do estmago pela boca

Febre: elevao da temperatura corporal acima do normal


TRATAMENTO

O tratamento para a hepatite B pode incluir o uso de medicamentos antivirais que ajudam a reduzir a quantidade de vrus no corpo e a diminuir a inflamao no fgado. O tratamento tambm pode incluir o uso de imunomoduladores para ajudar o sistema imunolgico a combater o vrus.

A hepatite B uma das principais causas de cncer de fgado em todo o mundo. importante que as pessoas com hepatite B crnica recebam acompanhamento mdico regular e sigam as recomendaes de tratamento para reduzir o risco de complicaes graves. A vacina uma das maiores conquistas da medicina moderna e uma forma segura e eficaz de proteger a sade das pessoas. No deixe de se vacinar e de incentivar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Juntos, podemos ajudar a prevenir a disseminao da hepatite B e proteger a sade da populao. Finaliza o Dr. Marco Csar Roque.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 114141 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.