Jornal Correio Popular

DIA DAS MÃES
Idep oportuniza mães e filhos a dividirem rotina escolar

Data da notícia: 2023-05-12 18:29:11
Foto: Assessoria
Marleide e a filha Anna Paula decidiram estudar juntas

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) contemplam alunos de diversas faixas etárias, que estão em diferentes fases da vida escolar. Com isso, a instituição dá a chance de mães e filhos a dividirem a mesma rotina estudantil.

Para o governador Marcos Rocha (União Brasil), integrantes da mesma família estudando simultaneamente, reflete os resultados das metas traçadas pelo planejamento estratégico do governo de Rondônia, que elegeu a educação profissional como uma política pública, tornando acessível a qualificação da mão de obra para todos os cidadãos em idade de ingressarem no mercado de trabalho.

“Hoje, estamos testemunhando esse avanço no setor educacional, em que alunos de todas as idades estão tendo a oportunidade de adquirir ensinamentos e mudar a própria vida, contribuindo para um ambiente familiar mais promissor. A educação profissional, além de ser a base de todo o desenvolvimento humano, amplia as chances de oportunidades para familiares empreenderem juntos”, destacou.

Foi justamente com o propósito de colaborar com o crescimento intelectual da filha, que a manicure Vandecléia Gomes da Silva, de 39 anos, matriculou Vitória da Silva Gomes, de 18 anos, para estudar no Idep, onde a mãe já fez vários cursos.

“Estou fazendo o curso técnico de enfermagem e minha filha, o curso técnico em recursos humanos”, informou a moradora do bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho. Ela é especialista em alongamento de unhas e sempre sonhou em trabalhar na área da saúde.

A pedagoga Ilse Silva Matos, 48 anos, que mora no bairro JK 2 não tinha interesse em fazer o curso de primeiros socorros, mas resolveu se inscrever para acompanhar o filho Leonard Luigi Matos Dantas, de 18 anos. Diagnosticado com a síndrome de Asperger, uma forma mais leve do autismo, também conhecida como autismo nível 1, o jovem que está terminando o ensino médio se interessou em fazer o curso de primeiros socorros. “Ele sonha em ser médico veterinário”, adiantou a mãe.

Já a servidora municipal Marineide Zefirino da Silva Eduardo, 46 anos, que está cursando espanhol básico, matriculou-se em comum acordo com a filha Anna Paula Silva Eduardo de 18 anos, que cursa inglês básico e primeiros -socorros. “Resolvemos aproveitar juntas essa oportunidade de adquirir novos conhecimentos”, frisou Marineide, que mora no bairro Aponiã, em Porto Velho.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, além da oferta de cursos profissionalizantes na capital, o governo estadual está ampliando a qualificação da mão de obra e expandindo as ações que visam a geração de emprego.

“Hoje, mães de várias comunidades remotas estão descobrindo um novo mundo de conhecimentos, que vão ajudar na melhoria da sua qualidade de vida e de sua família”, informou, citando como exemplo o curso de agroecologia, ofertado na comunidade quilombola Forte Príncipe da Beira em Costa Marques, e na comunidade indígena Tupari, em Alta Floresta.

Fonte: Secom

Notícia vista 11753 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.