Jornal Correio Popular

CULTURA
1ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena encerra hoje

Data da notícia: 2023-04-19 18:26:03
Foto: Leandro Morais/Secom
As atividades aconteceram no Memorial Rondon, Casa de Cultura Ivan Marrocos e Teatro Guaporé

Encerra hoje (20), a 1ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena 2023 (Maloca). O evento faz parte das ações desenvolvidas no Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera). Estão participando estudantes de 22 etnias, de 23 escolas indígenas estaduais.

Ao todo, foram disponibilizadas 80 vagas para alunos/artistas, 20 para professores e 13 às coordenadorias de Educação Indígena.

A abertura aconteceu na terça-feira (18), na sede do Memorial Rondon, na estrada do Santo Antônio, em Porto Velho.

As ações são executadas pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc.

“É um sonho sendo realizado, mas esse sonho só pode acontecer porque a Seduc tem uma equipe de servidores que não mede esforços em fazer acontecer. Em 29 anos de carreira, tive oportunidade de conhecer a Educação Indígena. Esta 1ª Mostra visa fortalecer, valorizar e respeitar o trabalho, a cultura e os valores dos indígenas”, afirmou a secretária estadual da Educação, Ana Lúcia Pacini.

Segundo ela, o estado de Rondônia recebe centenas de turistas e que o interesse, na maioria das vezes, é voltado para a cultura indígena.

“Eles querem conhecer as comunidades, e precisa partir de nós essa valorização e não somente das pessoas que vêm de fora. E investir na educação dos povos indígenas para que a Seduc leve estrutura, aprendizagem, esporte e cultura para dentro das aldeias é um passo importante para essa valorização”, ressaltou.

A professora Jéssica Oliveira Karitiana, assessora da coordenadoria de povos indígenas da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), destacou a riqueza na diversidade cultural de cada etnia.

“Cada comunidade tem a sua especificidade. A educação indígena é diferenciada, e é preciso trazer esse debate à comunidade não indígena. Temos muitos artistas e muito a mostrar. São pinturas corporais, trançados, artefatos, as línguas maternas, danças e músicas”, enfatizou.

As atividades da Maloca também aconteceram no Museu Palácio da Memória Rondoniense e Casa da Cultura Ivan Marrocos. O encerramento será no Teatro Guaporé, no período da manhã.

Fonte: Secom

Notícia vista 12709 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.