Jornal Correio Popular


ECONOMIA
Marcos Rocha participa de câmara da carne

Data da notícia: 2023-03-31 18:46:04
Foto: Assessoria/Divulgação
O governador rondoniense defendeu o comprometimento com a cadeia produtiva da carne para avançar nas metas do setor

“O diálogo do setor ajuda na tomada de decisões, pois sabemos que a carne produzida em Rondônia conseguiu alcançar um patamar desejado e significativo para essa cadeia. Temos um reconhecimento como zona livre da febre aftosa, sem vacinação, pela Organização Mundial da Saúde Animal, que representa uma conquista importante para todo o setor, que contribui para essa produção”.

A afirmação é do governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), durante a abertura da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, realizada, na quinta-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Nela, também houve a aprovação da nova diretoria da Câmara Setorial da Carne.

Segundo Marcos Rocha, a Câmara Setorial é importante para que todos possam se envolver, para manter o comprometimento com a cadeia produtiva da carne, e avançar nas ações.

O presidente da Agência Idaron, Júlio César Rocha Peres, afirmou que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) mantém certificação de quase todo leite produzido em Rondônia. “Contando com a mão de obra de profissionais especializados, a Idaron é responsável pela certificação da qualidade do leite, e de outros produtos lácteos como o queijo, o iogurte e a manteiga. No ano passado, nos laticínios cadastrados na agência, os técnicos realizaram 264 inspeções na agroindústria leiteira”, explicou.

A Câmara Setorial é composta por mais oito membros, que totalizam 12 pessoas entre público e entidades privadas. “Sabemos que a cadeia produtiva da carne é um dos motores da produção do estado. Isso tem um peso no desenvolvimento econômico e no avanço do Produto Interno Bruto (PIB). Em Rondônia, as cadeias produtivas do agronegócio são uma das principais fontes de renda do nosso Estado”, comentou o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Luiz Paulo.

Na reunião, ficou definido que nos próximos encontros serão discutidos temas como a criação do programa de qualidade da carne, utilizando um selo, por o estado ter o status de zona livre da febre aftosa; a saída de gado vivo e carne para exportação, via rio Madeira. A próxima reunião está agendada para 28 de abril.

Fonte: Secom

Notícia vista 14235 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.