Jornal Correio Popular


SAÚDE
Campanha contra poliomielite é prorrogada

Data da notícia: 2022-09-06 18:36:23
Foto: Assessoria/Divulgação
A vacinação contra a pólio é destinada para crianças de um a menores de cinco anos de idade

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS). Ação seria encerrada na sexta-feira (9) e, agora, segue até o dia 30 de setembro. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está convocando crianças e adolescentes para a atualização da caderneta vacinal.

A campanha é voltada para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), conforme a nota do Ministério da Saúde. Especificamente para a vacina contra a pólio, o público-alvo é formado por crianças de um ano a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Os menores de um ano devem ser imunizados conforme a situação vacinal de cada um.

Segundo o MS, a meta inicial da campanha era imunizar 95% das crianças de até cinco anos, porém apenas 35% desse público foi vacinado nacionalmente. Em Ji-Paraná, a situação vacinal também é baixa, atingindo cerca de 15% das crianças.

As vacinas contra a poliomielite e todos os imunizantes de rotina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e às sextas, das 8h às 13h. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação aconteceu no dia 20 de agosto, em todas as UBSs do município.

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Porém, após mais de três décadas, a população, especialmente após o período da pandemia da Covid-19, diminuiu a procura pelo imunizante contra a doença. Isso ligou o alerta do Ministério da Saúde e das secretarias municipais em todo o país.

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença e todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas.

Fonte: CCS

Notícia vista 1588 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.