Jornal Correio Popular

TRATAMENTO
Atendimento a pacientes com problemas renais é reforçado

Data da notícia: 2022-06-17 18:49:31
Foto: Assessoria/Divulgação
A nefrologia do HBAP atende uma média mensal de 450 pacientes, que necessitam de terapia renal

O setor de nefrologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, desde que foi inaugurado em 2013, tem reforçado as ações no tratamento hemodialítico de pacientes renais agudos, crônicos e crônicos agudizados. Foram atendidos nos primeiros meses deste ano, mais de 450 pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva.

O serviço antes era feito de forma terceirizada por clínicas particulares, que tinham convênios pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma importante especialidade, que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim, a nefrologia é responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao trato urinário.

O setor atende os pacientes que dão entrada pelo Pronto Socorro João Paulo II (HPSJPII), Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e oriundos de outros municípios, além de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A responsável técnica pela nefrologia do HBAP desde 2020, Cristiane Souza, aborda acerca dos procedimentos que são realizados nos pacientes que chegam à unidade médica. “A central de diálise fornece a terapia renal substitutiva, na modalidade de hemodiálise, tanto no HBAP, como em outras unidades. No caso da diálise peritoneal, que é outro tipo de terapia, este serviço é contratado pelo estado, em consequência do paciente não ter condições financeiras”.

Em sua maioria, a ‘porta de entrada’ dos pacientes que necessitam da diálise é o Pronto Socorro João Paulo II. “Caso o paciente necessite iniciar terapia renal ou àqueles que durante a internação, em qualquer Unidade de Saúde atendida pelo SUS na Capital e necessitar desse tipo de tratamento, será acompanhado por um médico nefrologista que fará o encaminhamento para realização de hemodiálise na Central de Diálise do Hospital de Base”.


Fonte: Richard Neves - Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.