Jornal Correio Popular




LUZ PARA TODOS
Energisa promove universalização da energia elétrica em Rondônia

Data da notícia: 2022-05-23 11:55:33
Foto: Assessoria/Divulgação
Até o fim de 2022, 14 mil famílias no campo e em comunidades ribeirinhas terão energia limpa, 24 horas por dia pela mesma rede que atende a maioria dos brasileiros ou por geração solar

Energia para tocar maquinário, irrigar lavouras e produzir, passou a ser realidade para mais de 9 mil famílias beneficiadas pelo Programa Luz Para Todos (PLPT) em Rondônia nos últimos três anos, quando a Energisa assumiu a concessão. Até o fim de 2022, outras 4 mil famílias terão acesso à energia limpa e de qualidade, 24 horas por dia. Isso vai ocorrer por meio de ligações tradicionais a rede elétrica no PLPT, seja por um novo programa, que começou a ser implantado no estado pela distribuidora em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME): o Mais Luz para Amazônia.

De acordo com o plano de investimentos apresentado pela Energisa, já foram viabilizados R$ 213 milhões investimentos nos programas do Governo Federal destinado à universalização da energia elétrica. Nesses casos, a empresa adianta o investimento que depois é coberto pelos recursos do governo.

Famílias como a de Fabiana Pires, agricultora da linha 23 em Costa Marques, que sonhava em ter energia elétrica para ter uma bomba d’água para irrigar a horta e para abastecer os cochos do aninais. “Agora eu considero aqui muito melhor. Depois que a energia chegou, a vida é outra”, afirmou. Até o final de 2022, mais 4 mil famílias em Rondônia serão atendidas na nova etapa do programa.

A execução das obras de universalização segue cronograma estabelecido pelo Comitê Gestor Estadual do programa. A prioridade é atender famílias inscritas como de baixa renda no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.

A solicitação de ligação de energia pelo Luz Para Todos deve ser solicitada pelo proprietário do imóvel, ou representante da comunidade, através dos canais de atendimento da Energisa apresentando a documentação necessária. Confira relatos de moradores beneficiados pelo Luz Para Todos em www.energisajuntos.com.br/ro


Levar energia para o campo é prioridade para a Energisa

O diretor presidente da Energisa, André Theobald, conta que sempre que viaja pelas estradas de Rondônia se surpreende com o aumento constante da quantidade de silos para armazenamento de grãos. Segundo ele, as imagens reforçam a forte demanda por energia no agronegócio que os números da companha indicam.

Theobald explica que a concessionária ampliou a rede de distribuição e também investiu na interligação do estado ao sistema elétrico para que nada limite a oferta de energia para quem quer investir em Rondônia.

“O grande produtor pode contar com energia para utilizar irrigadores e passar a plantar o ano todo, aumentar a produção. Consequentemente, gera mais empregos e renda para as famílias da região. É toda uma cadeia econômica que é impulsionada pela energia”, disse.









Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.