Jornal Correio Popular

SETOR ELÉTRICO
Iniciativas da Energisa triplicam beneficiários de Tarifa Social em RO

Data da notícia: 2022-05-23 11:53:13
Foto: Assessoria/Divulgação
No campo, tarifa rural beneficia pequenos e grandes produtores com desconto de até 67%

Um em cada três clientes da Energisa em Rondônia são beneficiados por programas sociais do setor elétrico no estado. O levantamento é da concessionária Energisa que opera no estado os programas de Tarifa Social de Energia, destinado a famílias de baixa renda, e de Tarifa Rural, voltada para pequenos e grandes produtores. O diretor presidente da empresa, André Theobald, lembra que a quantidade de beneficiários é três vezes maior do que a que estava cadastrada quando o Grupo assumiu a concessão no estado, no fim de 2018.

“Ampliamos a quantidade de famílias beneficiadas, facilitando a inscrição por meio dos canais digitais e fazendo mutirões de atendimento, desde a capital até os distritos. Garantindo que aqueles que se encaixem nos critérios usufruam dos seus direitos”, conta.

Ele lembra que, desde o ano passado, a inscrição de todos os beneficiários por outros programas sociais, como o Bolsa Família e o BPS, passou a ser automática. Mesmo assim, a empresa faz todo o trabalho de cruzamento dos cadastros e divulga o acesso para famílias em que a conta de energia não está no nome do beneficiário, que também tem direito. Atualmente, mais de 113 mil são cadastradas na Tarifa Social e 129 mil na Tarifa Rural, ambos são programas do Governo Federal.


Quem tem direto à Tarifa Social?

Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento - nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos. Também têm direito as famílias indígenas, quilombola ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.


Como fazer o cadastro?

O cadastro é feito automaticamente quando o portador do NIS também é o titular da conta de energia. O processo é feito mensalmente através do cruzamento os dados do sistema do Cad Único com a sua base de clientes.


E se o portador do CAD Único não for o titular da conta de energia?

Nesse caso, é necessário procurar a Energisa através da atendente virtual Gisa pelo site www.gisa.energisa.com.br ou presencialmente na agência de atendimento. Consulte a documentação completa em www.energisa.com.br


E como funciona a tarifa rural?

Podem se cadastrar produtores clientes que exerçam atividades como agropecuária rural ou urbana, residencial rural, cooperativa de eletrificação rural, agroindustrial, aquicultura e irrigação e escola agrotécnica.

O desconto varia de 10% a 67% dependendo do tipo de atividade. É necessário apresentar documentações para comprovar a atividade rural que devem ser requisitados às entidades de classe.


O cadastro também pode ser feito pelos canais digitais?

Sim. A atendente virtual Gisa (www.gisa.energisa.com.br) vai orientando passo a passo como fazer, enviar as fotos dos documentos e concluir a atualização. Dessa forma, o cliente não precisa se deslocar até a área urbana. A lista de documentos está disponível no site www.energisa.com.br e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 647 0120.






Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.