]
Gabinete de deputado é alvo de operação que investiga ‘rachadinhas’
Data da notícia: 2022-01-14 18:55:12
Foto: Assessoria/Divulgação
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil, deflagrou na sexta-feira (14) a operação “O Chamado”, para combater um esquema de rachadinhas na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).
Rachadinha é um esquema em que alguém se apropria de parte dos salários de assessores do gabinete político. No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que a prática de rachadinha configura enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público.
Na operação “O Chamadado” foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em um gabinete da Alero, escolas, residências e empresas privadas de pessoas ligadas a um deputado estadual.
As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente em Porto Velho e em Ji-Paraná.
A Polícia Civil diz que na primeira etapa da operação estão sendo apreendidos elementos que também comprovem o envolvimento do político na organização criminosa, dedicada ao uso de emendas parlamentares em contratações fraudulentas de obras e reformas de escolas estaduais.
A investigação inicial da Draco já descobriu que o valor destinado irregularmente, para emendas, ultrapassa R$ 1 milhão.
No entanto, a Draco estima que o montante pode ser maior, considerando a fase de investigação interna de outros recursos e fontes.
Segundo a Draco, a operação busca comprar o uso de emendas parlamentares em contratações fraudulentas de obras e reformas de escolas estaduais.
A ação policial denominada “O Chamado” movimentou cerca de 150 policiais e contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, da capital e do interior rondoniense.
“A Polícia Civil combaterá veementemente a corrupção. Nós não podemos tolerar que esse câncer permaneça em Rondônia!”, afirmou o delegado Geral, Samir Fouad Abboud, por meio de nota.
Fonte: G1
www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.