] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 24/05/2022 - 12:45
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.net


CIRURGIAS
Começa a 7ª edição do “Projeto Enxergar” no Vale do Jamari

Data da notícia: 2021-12-10 18:51:59
Foto: Assessoria/Divulgação
Nesta etapa do projeto, estão previstas a realização de 1.100 cirurgias oftalmológicas

Iniciou, quinta-feira (9), os atendimentos da 7ª edição do “Projeto Enxergar”, com ações voltadas para atender a população da região do Vale do Jamari. Nesta etapa, serão realizadas 1.100 cirurgias oftalmológicas para remoção de pterígio (carne crescida) e de catarata. A cerimônia de lançamento aconteceu na Policlínica São José, em Ariquemes.

Desenvolvido pelo Governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o projeto foi implantado em 2019 e até o momento, já realizou mais de 63 mil procedimentos. Esta edição do projeto contou ainda com uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, disponibilizada pelo deputado federal Chrisóstomo de Moura.

O titular da Sesau, Fernando Máximo, ressaltou mais uma vez que o projeto tem como objetivo zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por estes procedimentos em todo o Estado.

“Quando nós assumimos a Sesau muitas pessoas aguardavam pela cirurgia há oito anos. Mais de 550 pessoas em todo o Estado de Rondônia. Destes que estavam completamente cegos, nós já realizamos cerca de 280 cirurgias e voltaram a enxergar após a cirurgia de catarata. Conheci um idoso de 70 anos, em Porto Velho, que estava completamente cego há cinco anos. Nesse período, ele ganhou três netos e não conseguiu ver nenhum deles”, detalhou.

Para realizar o procedimento, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima na cidade que reside, onde irá receber o encaminhamento e assim entrará na fila de regulação para realizar consulta e exame oftalmológico. Caso o paciente já esteja na fila, é preciso atualizar a ficha cadastral, para que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, levando em consideração cada caso.

A cirurgia para catarata é um procedimento em que o cristalino do olho, que está com uma mancha opaca, é retirado e, logo em seguida, substituído por uma lente sintética transparente, que permite restaurar a visão.

Esta cirurgia pode ser feita por meio de duas técnicas cirúrgicas principais: a facoemulsificação, popularmente conhecida como Faco, ou a extração extracapsular do cristalino, ou EECP.

Qualquer mancha que surge no cristalino é chamada de catarata, porém a catarata mais comum é a chamada de senil, que é consequência do envelhecimento natural do cristalino. Outras causas de catarata são fatores genéticos, congênitos e metabólicos, como diabetes, além de poder acontecer após acidentes na cabeça ou pancadas fortes no olho. Entenda melhor o que é a catarata, suas causas e como identificar.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.