] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 19/05/2022 - 01:50
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.net


PREMIAÇÃO
Projeto do Ifro é vice-campeão em prêmio nacional

Data da notícia: 2021-10-18 18:48:49
Foto: Assessoria/Divulgação
Premiação ocorreu em 5 de outubro, durante o 5ª Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça

O projeto fruto da parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Ji-Paraná, com a 1ª Vara da Subseção Judiciária de Ji-Paraná da 1ª Região do Tribunal Regional Federal (TRF1), recebeu menção honrosa e foi indicado ao Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, sendo um dos finalistas do prêmio na categoria Enfrentamento de Crise.

O projeto “Robô simplificado de certificação do auxílio emergencial” é coordenado pelo Professor Gleison Guardia e conta com a participação dos alunos bolsistas Ellen Rose de Oliveira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Viny Bonim Scaldelai e Gustavo dos Anjos Neri, que cursam o Técnico em Informática Integrado ao ensino médio. O especialista de conteúdo e programador do TRF1, Israel Azevedo Fabiano, e o gerente de equipe e desenvolvedor Miguel Bonim, também compõem a equipe.

Cada categoria tem três vencedores, escolhidos por um comitê julgador, e a premiação ocorreu no dia 5 de outubro, durante a 5ª edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud). “Com alegria e orgulho, comunicamos que o projeto obteve o segundo lugar na premiação”, afirmou a diretora-geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta.

“Excelente resultado. O desenvolvimento de projetos, com inovação aberta, com desenvolvimento de produtos, entre os nossos servidores e alunos e pesquisadores de instituições e empresas parceiras, é o que temos como meta na inovação, no Ifro”, destacou reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Ifro, Gilmar Alves Lima Júnior.

O projeto desenvolvido pelo Ifro Campus Ji-Paraná e o TRF1 é denominado “IARPJe – Inteligência artificial nas rotinas no PJe” e tem como objetivo desenvolver uma inteligência artificial para classificar e auxiliar na tramitação de processos jurídicos na 1ª Vara da Subseção Federal de Ji-Paraná.

A partir do IARPJe, surgiu o convite para inserir, de forma automática, as informações constantes no relatório “Auxílio Emergencial com Análise da União” resultante de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Dataprev. Com isso, foi desenvolvido o produto “Robô simplificado de certificação do auxílio emergencial”.

O robô foi desenvolvido em linguagem de programação “Python”, utilizando a metodologia de Web Scraping, que realiza extração de dados relevantes do site da web para serem analisadas ou utilizadas posteriormente. Em 30 dias de funcionamento, conseguiu movimentar de forma automatizada mais de 23 mil processos que aguardavam sentença.


Fonte: Assessoria Ifro


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.