Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
PANDEMIA
Comércio de Ji-Paraná deve manter horário tradicional

Data da notícia: 2021-01-14 09:56:26
Foto: Assessoria/Divulgação
Na loja da rede Irmãos Gonçalves no bairro 2 de Abril, o horário de compras deve se manter até as 21 horas

A prerrogativa de estender o funcionamento de lojas até as 22 horas, segundo decreto da Prefeitura de Ji-Paraná, a fim de evitar a aglomeração de clientes, não deve ser adotada pela maioria dos comerciantes. Pesquisa feita pelo CP concluiu que os estabelecimentos devem manter os horários tradicionais de atendimento.

O Decreto Municipal nº 14.187 de 10 de janeiro de 2021 estabeleceu novas regras para o comércio para o enfrentamento da pandemia, em que o município foi reclassificado para a Fase 1 do plano estadual de combate à doença, mas que, segunda-feira (11), retornou para a Fase 2, por reavaliação do Governo de Rondônia.

De acordo com o decreto, para evitar aglomerações de pessoas, o comércio local poderá prolongar o horário de atendimento somente até as 22 horas. Ficam fora da determinação, por exemplo, hospitais, clínicas médicas (odontológicas e veterinárias), laboratórios, farmácias e pet shops.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná, André Moreira, a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade (em torno de 70%) não tem aglomeração. “Eles têm poucos funcionários e poucos clientes. Se não tem aglomeração, não há motivos para ficar até mais tarde na loja”, defendeu.

André Moreira admitiu que lojas varejistas e atacadistas de gêneros alimentícios deveriam antecipar a abertura e estender o horário de fechamento em função da grande concentração de pessoas nos pontos de venda que aumentam os riscos de contaminação pela Covid-19.
Ontem (13), o CP apurou que a loja da rede Irmãos Gonçalves, no bairro 2 de abril (1º distrito), manterá o horário de fechamento às 21 horas. Na unidade do Shopping IG, no 2º distrito, o atendimento se encerra às 22 horas. Portanto, não haverá mudanças por causa do decreto.

No Jeedá Supermercados (1º distrito), a orientação é que o estabelecimento mantenha o horário tradicional de funcionamento e fique com as portas abertas até as 21 horas. Nas duas unidades das Lojas Americanas na cidade, o horário não será estendido. Elas encerram o atendimento às 19 horas.

Na unidade da rede Atacadão, o expediente, de segunda a sábado, já se encerra às 22 horas, mesmo antes do decreto municipal. Em todas as lojas visitadas pela reportagem, foram constatadas a exigência da máscara de proteção, aferição de temperatura (menos no Jeedá e Americanas) e oferta de álcool gel.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.